Rondônia, - 07:03

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Agricultura Sustentável e transformação social
Inpa lança cinco obras sobre Agricultura Sustentável e transformação social
Produzidas pela Editora Inpa, as obras são resultado do projeto Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia (IUDAA), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Publicado Terça-Feira, 14 de Agosto de 2018, às 05:14 | Fonte INPA 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=352377&codDep=38" data-text="Inpa lança cinco obras sobre Agricultura Sustentável e transformação social

  
 
 

 

Cinco publicações foram lançadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), no Auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência, na última quinta-feira (9). As obras são focadas em pesquisas sobre produção de alimentos, sustentabilidade e tecnologias sociais que buscam melhorar a qualidade de vida dos povos da região. No evento, houve sorteio de dez kits com as obras.

 

As publicações são compostas pelo livro Ciência e Tecnologia Aplicada aos Agrossistemas da Amazônia Central e as cartilhas Hortaliças Não-Convencionais: Como Cultivar, Tecnologias para a Inclusão Social – Experiências Contemporâneas do Inpa em Extensão com Foco nas Tecnologias Sociais, Cartilha para Produtores Rurais - Compostagem e a Cartilha para Produtores Rurais - Princípios Agroecológicos para o Manejo Ecológico do Solo e a Saúde das Áreas Produtivas.

 

O conjunto das obras envolve atividades de pesquisa e extensão para a agricultura familiar e traz informações sobre a produção de alimentos ambiental e socialmente sustentável. Produzidas pela Editora Inpa, as obras são resultado do projeto Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia (IUDAA), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

“O material contém uma síntese de iniciativas desenvolvidas pelo Inpa com o objetivo de atender necessidades concretas das comunidades”, disse a coordenadora de tecnologia social do Inpa e do projeto IUDAA, Denise Gutierrez.

 

 

 

Lancamento cartilhas IUDAA Foto Ingridd Ramos INPA 5

 

 

 

Foram impressos 1.500 exemplares de cada obra que serão distribuídas em capacitações, exceto o livro que será distribuído pelos próprios pesquisadores. Até o fim de outubro próximo as obras, em formato digital, também estarão disponíveis no site do Inpa, no endereço http://portal.inpa.gov.br .

 

Publicações

 

A cartilha Tecnologias para a Inclusão Social apresenta atividades de pesquisa que se desdobram em ações que envolvem a transformação social, a sustentabilidade socioambiental e econômica, a inovação e a acessibilidade e apropriação de tecnologias. Organizada por Denise Gutierrez e Fernanda Morais, a cartilha dispõe, ao fim de cada tecnologia apresentada, links para obtenção de mais informações.

 

No Inpa, há 27 tecnologias sociais registradas na coordenação de mesmo nome. Na cartilha, são apresentadas, por exemplo, criação de peixes em canais de igarapé, plantios agroflorestais, farinhas à base de açaí e buriti, fungos amigos - vinagres e cervejas artesanais, educação ambiental - insetos aquáticos, moradias ecológicas sustentáveis, Palmhaste: ferramenta para coleta de frutos de palmeiras e solução cravo-da-índia no controle do mosquito da dengue.

 

A obra Hortaliças não-convencionais – como cultivar traz informações sobre o cultivo de algumas hortaliças rústicas, tropicais, algumas vezes pouco valorizadas, mas muito nutritivas e saborosas e que se adaptam bem as condições ambientais amazônicas. Essas hortaliças, que incluem espécies como vinagreira, cubiu, feijão-de-asa, araruta, ariá e feijão-macuco podem enriquecer a agricultura familiar e se tornar um complemento nutritivo para a dieta familiar, segundo os autores Rosalee Coelho Netto, Thelma Pontes e Danilo Fernandes da Silva Filho.

 

Dividida em hortaliças produtoras de folhas e flores, produtoras de frutos e produtoras de raízes tuberosas, tubérculos e rizomas, a cartilha traz ainda informações sobre materiais adequados para plantio, espaçamento, cuidados com as plantas e períodos de colheita. “É uma cartilha muito prática. Eu acredito que será útil aos agricultores que irão utilizá-la”, disse a pesquisadora Rosalee Coelho Netto.

 

 

 

AriaFotoRosaleeCoelhoINPA

 

 

As Cartilhas para Produtores Rurais – Compostagem e Princípios Agroecológicos para o Manejo Ecológico do Solo e a Saúde das Áreas Produtivas trazem princípios e noções práticas da compostagem e de agroecologia. “É uma satisfação apresentar essas cartilhas, planejadas também pensando nos acadêmicos como um incentivo para a continuação do trabalho”, disse a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Katell Uguen.

 

São organizadores das duas cartilhas Sonia Alfaia, Marta Ayres, Reinaldo José Puente, José Guedes Fernandes Neto e Katell Uguen. De acordo com a pesquisadora do Inpa Sonia Alfaia, as cartilhas de compostageme de princípios agroecológicos foram elaboradas como material didático para oficinas de Capacitação em Agricultura Orgânica para Produtores Familiares.

 

“De 2016 até 2018, foram capacitados aproximadamente 2 mil agricultores familiares entre assentados da reforma agrária, ribeirinhos e indígenas”, disse a pesquisadora Sônia Alfaia.

 

O livro Ciência e Tecnologia Aplicada aos Agroecossistemas da Amazônia Central está voltado à agricultura familiar, setor extremamente importante para o desenvolvimento de uma agricultura amazônica que se estrutura sobre três pilares: segurança alimentar, bem estar da sociedade humana e conservação dos recursos ambientais. A informação é do pesquisador Hiroshi Noda, em apresentação da obra.

 

A publicação é dividida em 24 capítulos e tem como editores como Luiz Augusto Gomes de Souza, Danilo Fernandes Silva Filho, César Augusto Ticona Bevanente e Hiroshi Noda.

 

 

 

Por Ingrydd Ramos – Inpa

Fotos: Ingrydd Ramos e Rosalee Coelho (Acervo da pesquisadora)

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Amazônia


Crise em Roraima: Índios Yanomami fazem reféns servidores da Saúde, Sesai ainda não se manifestou
Segundo o presidente da Hwenama Associação dos Povos Yanomami de Roraima, Junior Hekurari Yanomami, o grupo exige a saída do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), Rousicler de Jesus Oliveira....


Oportunidade: Banco da Amazônia disponibiliza R$ 2,5 milhões para financiar projetos culturais, de esporte e sociais
O período para envio das propostas vai até o dia 12 de setembro e serão aceitas inscrições postadas via agências dos correios. ...


Facebook bloqueia conta da Funai por imagem de indígenas com seios nus
Órgão fica proibido de fazer novas publicações por fotografia de mulheres Waimiri Atroari...


Inpa promove 2ª Campanha de Prevenção de Acidentes e Radioproteção
Minicurso “Boas Práticas Laboratoriais e Biossegurança” é ministrado pelo professor e pesquisador da Fiocruz (RJ), Paulo Roberto de Carvalho, a usuários de laboratórios da Instituição...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM