Rondônia, - 18:16

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Cônsul boliviano visita Assembleia
Cônsul boliviano visita Assembleia e reforça interesse em fortalecer negócios
Brasil, em especial Rondônia, tem interesse no sal e na uréia produzidos na Bolívia
Publicado Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2018, às 16:47 | Fonte Assessoria 0

 
 

Assessoria de Comunicação

Maldonado ressaltou ao parlamentar a necessidade de abertura de fronteiras para incrementar o comércio entre os dois países

O cônsul boliviano em Rondônia, José Alexander Gusmán Maldonado, visitou o deputado José Lebrão (MDB) 1º Secretario da Mesa Diretora, onde trataram do intercâmbio Brasil-Bolívia.

Maldonado ressaltou ao parlamentar a necessidade de abertura de fronteiras para incrementar o comércio entre os dois países, além de reforçar o intercâmbio cultural e comercial.

Segundo o cônsul José Alexander, o departamento do Beni está abrindo suas fronteiras agrícolas e levando as experiências exitosas ocorridas no Brasil, em especial em Rondônia, nesta área, para copiar e levar ao seu país os modelos vitoriosos.

Outros pontos levantados por Maldonado se referem a saúde, onde há necessidade de facilitar o acesso de pacientes e criar um intercâmbio entre a faculdade de medicina da fronteira com a Unir, com a finalidade de revalidar os diplomas dos egressos daquela instituição, para que possam exercer a medicina no lado brasileiro.

Atualmente, segundo o cônsul, a Bolívia importa quase tudo do Brasil, em especial os gêneros de primeira necessidade, mais agora em que o câmbio está mais favorável ao povo boliviano. “Vários empresários estão abrindo filiais na Bolívia, após a faixa dos 50 km, onde não há necessidade de ter um cidadão boliviano como sócio”, destacou Maldonado.

O deputado Lebrão, que é um grande batalhador e incentivador pela abertura comercial entre os dois países, informou que a partir de fevereiro de 2019 uma balsa iniciará o transporte na região de fronteira em Costa Marques na altura no Forte Príncipe da Beira.

Segundo o parlamentar também será instalado no local um posto da Polícia Fazendária para fiscalização de cargas. “Os bolivianos possuem sal e uréia em abundância, de qualidade e necessitamos muito destes produtos para nosso setor agropecuário”, argumentou Lebrão.

O deputado citou como exemplo o sal, que vem de Mossoró (RN) para Rondônia percorrendo cerca de 5.500 km enquanto o país vizinho tem o produto a pouco mais de 1.500 km. “Somente de sal entram em Rondônia cerca de 70 carretas diariamente”, esclareceu o parlamentar frisando a importância do fortalecimento do intercâmbio.

Finalizando, o cônsul Maldonado e o deputado Lebrão reforçaram que este intercâmbio fortalecerá a economia regional e, inevitavelmente, trará a industrialização aos dois países, em especial a Rondônia. 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


Adelino Follador participa de reunião com vereadores de Governador Jorge Teixeira
Deputado conferiu os tubos armcos que foram adquiridos com emenda de sua autoria ...


Geraldo da Rondônia assegura recursos para educação e saúde em Cacaulândia
Em 2020 serão destinados ainda mais R$ 500 mil para a Educação ...


Rosangela Donadon destina mais de R$ 1 milhão para Infraestrutura de Colorado do Oeste
Compromisso foi firmado nesta última semana entre a parlamentar, prefeito e vereadores ...


Tarifa de energia: deputado Eyder Brasil participa de audiência pública
Discussão do cancelamento do reajuste tarifário foi debatido na Assembleia Legislativa ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News