Rondônia, - 06:58

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Novo método permite exames de raios-X coloridos e 3D em humanos
Publicado Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018, às 19:11 | Fonte Olhar Digital 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350981&codDep=41" data-text="Novo método permite exames de raios-X coloridos e 3D em humanos

  
 
 

(Foto: Mars Bioimaging)

Radiografia de um pulso com um relógio

 

Cientistas de uma empresa da Nova Zelândia criaram uma espécie de "scanner" de alta definição capaz de gerar as primeiras imagens de raios-X coloridas e em 3D de pacientes humanos no mundo. A tecnologia é fruto de uma pesquisa que durou quase uma década.

O principal responsável pelas imagens é um dispositivo chamado Medipix. O aparelho funciona como uma câmera, detectando e contando cada partícula subatômica que se choca com os pixels de uma imagem enquanto o seu obturador eletrônico permanece aberto.

A técnica permite registrar imagens tridimensionais de alta resolução e alto contraste. O Medipix foi desenvolvido originalmente pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês).

O CERN é o grupo responsável por administrar o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, responsável por detectar o Bóson de Higgs pela primeira vez em 2012. O Medipix foi desenvolvido para "fotografar" a partícula.

A Mars Bioimaging, uma empresa ligada à Universidade de Otago e à de Canterbury, na Nova Zelândia, desenvolveu seu scanner de corpos humanos com base na terceira geração do equipamento do CERN, o chamado Medipix3.

O scanner cruza os dados obtidos pelo chip com uma série de algoritmos proprietários para identificar, numa imagem de um raio-X humano, o que é carne, água ou ossos. O sistema pode também ser adaptado para reconhecer traços de doenças.

A ideia é que as "chapas" de raios-X coloridas e em 3D ajudem médicos e fornecer diagnósticos mais precisos. O scanner da Mars Bioimaging passará por testes clínicos em exames de reumatologia a partir dos próximos meses.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Tinder adiciona Bitmoji às conversas
...


Como deletar seu histórico de localização do Google Maps
...


Novo telefone de flip da Samsung deve ter câmera dupla, revela vazamento
...


Instagram testa recurso que permite excluir seguidores
...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM