Rondônia, - 11:09

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
Pesquisadores lançam livro sobre o câncer
Pesquisadores lançam livro sobre o câncer em Rondônia
Pesquisadores de Porto Velho lançam na segunda-feira, 9, na Biblioteca Francisco Meirelles, na capital, o livro ‘Perfil Epidemiológico do Câncer’, que deve servir de base para o planejamento de políticas públicas de saúde para combate e prevenção ao câncer em Rondônia.
Publicado Quarta-Feira, 4 de Julho de 2018, às 19:25 | Fonte Comdecom 0

 
 

 

Pesquisadores de Porto Velho lançam na segunda-feira, 9, na Biblioteca Francisco Meirelles, na capital, o livro ‘Perfil Epidemiológico do Câncer’, que deve servir de base para o planejamento de políticas públicas de saúde para combate e prevenção ao câncer em Rondônia.

A obra o é de autoria dos pesquisadores Carlos Alberto Paraguassú-Chaves (Doutor e Pós-Doutor em Ciências da Saúde), Ene Glória da Silveira (Doutor em Geociências e Meio Ambiente e Pós-Doutor em Geologia Regional), Soraya Cruz Beleza (médica epidemiologista) e Laecio Cruz Beleza (médico ginecologista e obstetra).

Segundo os autores, a explicação para o aumento da incidência de câncer está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos, tanto na alimentação quanto nas condições de trabalho.

De acordo com o livro, o câncer é um problema de saúde pública para o mundo desenvolvido, bem como para as nações em desenvolvimento, nas quais, conforme a pesquisa, a soma de casos novos diagnosticados a cada ano atinge 50% do total observado nos cinco continentes.

“Talvez, a maior evidência do câncer como problema de saúde pública no Estado de Rondônia seja a instalação do Hospital de Barretos de Rondônia, o chamado 'Barretinho' e a construção e o funcionamento do Hospital do Câncer da Amazônia (Hospital do Amor)”, afirma o Dr. Paraguassú-Chaves.

“Acreditamos ainda que as autoridades e gestores de políticas públicas tanto estaduais como as municipais, assim como osdemais setores conexos, farão o bom uso deste trabalho como um instrumento para o planejamento e a tomada de decisões”, comentou Dr. Paraguassu-Chaves.

A OBRA

Para o desembargador Isaias Fonseca Moraes (vice-presidente do Núcleo de Apoio a Criança do Câncer – NACC de Rondônia), o trabalho produzido pelos autores pesquisadores, além de grande alcance social, será uma importante ferramenta de pesquisa. “Livro é de linguagem simples e singular, como deve ser os livros de cunho social”.

 

 

 

Fonte: Comdecom

 







Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


Incidência da doença em Porto Velho é maior entre homens heterossexuais
De acordo com o levantamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de 2013 a 2017, foram cadastrados 3.941 pacientes com HIV em Porto Velho....


Hildon Chaves destaca redução de gastos públicos e combate à corrupção em evento no Acre
Foi com o auditório da Casa da Indústria lotado de empresários que o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves palestrou sobre “A importância do setor privado na gestão Pública”, durante o Fórum de Lideranças Empresariais, na noite desta quinta-feira,1...


Município busca parceria com empresários para mudar visual da BR-364 na entrada da capital
A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com empresários que têm empreendimentos instalados nos 7 quilômetros entre a Faro e o Trevo do Roque, na BR-364, vai investir no plantio de árvores floríferas e grama para, segundo o prefeito Hildon Chaves, ...


Prefeito pede prorrogação de prazo para construção de casas aos militares
Uma ação da Prefeitura de Porto Velho vai impedir que 408 policiais e bombeiros militares percam o direito a moradia digna e com mais segurança para suas famílias em condomínio fechado. ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News