Rondônia, - 15:28

 

Você está no caderno - Porto Velho
Conselho autua mais de 40 estabelecimentos
Conselho autua mais de 40 estabelecimentos em Porto Velho e distritos ao fiscalizar atividades farmacêuticas
Em cumprimento às Resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 648/2017 e nº 44/2009, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) vem intensificando as fiscalizações nos estabelecimentos farmacêuticos...
Publicado Sábado, 30 de Junho de 2018, às 11:29 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350403&codDep=27" data-text="Conselho autua mais de 40 estabelecimentos em Porto Velho e distritos ao fiscalizar atividades farmacêuticas

  
 
 

Em cumprimento às Resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 648/2017 e nº 44/2009, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) vem intensificando as fiscalizações nos estabelecimentos farmacêuticos aplicando primeiramente a Ficha de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF), que resultou na autuação de várias firmas em todo o Estado. De acordo com o Setor de Fiscalização, de 1º de maio a 28 de junho deste ano foram inspecionadas 331 farmácias em Porto Velho e pelo menos 47 apresentaram irregularidades que culminaram com autos de infração aplicados pelos farmacêuticos fiscais. 
“Em algumas farmácias realizamos apenas fiscalização de rotina e em outras aplicamos a FFEAF”, disse o supervisor do Setor de Fiscalização do CRF-RO, Rodrigo Nunes, explicando que a ficha é uma nova modalidade de fiscalização com dados mais precisos sobre a atuação do responsável técnico, no caso o farmacêutico. “Antes observávamos apenas se havia farmacêutico durante o funcionamento das farmácias, que são estabelecimentos de saúde. Agora, além da presença do profissional, é verificada a qualidade da assistência farmacêutica prestada à população, assim como se está sendo cumprido o que é inerente ao cargo que o farmacêutico ocupa na empresa”, reforçou Rodrigo Nunes.
Em cumprimento a 23 termos de visita nos distritos da capital: Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes e Jaci-Paraná, nos dias 21 e 22 e 25 e 26 de junho, a fiscalização autuou uma empresa em Jaci-Paraná e aplicou a FEAF nas demais.
Em todo o Estado, no acumulado de janeiro a junho de 2018, o Setor de Fiscalização do CRF-RO inspecionou 1.898 estabelecimentos, 736 deles na capital, resultando em 162 autos de infração.
Paralelamente às fiscalizações, os fiscais e a Diretoria do CRF-RO têm promovido reuniões para orientações técnicas voltadas aos farmacêuticos, proprietários de estabelecimentos farmacêuticos, entre outros setores da saúde, como a Vigilância Sanitária. Nessa quinta-feira (28), o farmacêutico fiscal, Thiago Fernandes, promoveu palestra para 24 farmacêuticos e representantes da Vigilância Sanitária de Alta Floresta do Oeste; e com 12 farmacêuticos de Alto Alegre do Parecis.
Para o presidente do CRF-RO, João Dias Junior, a ficha de verificação é um dos maiores avanços da assistência farmacêutica, porque faz o farmacêutico atentar para a responsabilidade da atividade que exerce, pois no caso de infração ele responde juntamente com o proprietário.
“Estamos tendo diagnóstico maravilhoso com a ficha. Mudamos a cultura da presença e partimos para a qualificação, para que o profissional saiba por que está naquele cargo. Muitas irregularidades são encontradas. Claro que há resistência. Mas com muita argumentação estamos conseguindo com que os farmacêuticos absorvam e entendam que estão no estabelecimento, não porque a lei determina sua presença, mas porque há uma razão, que é garantir qualidade na assistência farmacêutica”, argumentou João Dias.
 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Porto Velho


Prefeitura de Porto Velho ilumina comunidades rurais e campo de futebol
Trabalho realizado pela Emdur garante mais segurança aos moradores e fomenta práticas esportivas...


Servidores da Upa Leste recebem Moções de Aplausos na Câmara de Vereadores
As moções foram em reconhecimento ao esforço para salvar 11 pessoas vítimas de esfaqueamento...


Contribuinte que pagar o imposto integral até 31 de janeiro terá 20% de desconto
Até o dia primeiro de janeiro a Semfaz entregará os carnês para pagamento...


Os desafios da Saúde no combate a Diabetes e Hipertensão são debatidos em seminário
Evento mobilizou servidores públicos municipais de Porto Velho...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News