Rondônia, - 20:42

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
Nova política de regularização fundiária
Seminário sobre nova política de regularização fundiária encerra nesta quarta no Banzeiros
O 1º Seminário de Regularização Fundiária do Município de Porto Velho foi aberto na manhã desta terça-feira, 12, pelo prefeito Hildon Chaves, no Teatro Banzeiros.
Publicado Terça-Feira, 12 de Junho de 2018, às 16:22 | Fonte Comdecom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=349582&codDep=69" data-text="Seminário sobre nova política de regularização fundiária encerra nesta quarta no Banzeiros

  
 
 

 

O 1º Seminário de Regularização Fundiária do Município de Porto Velho foi aberto na manhã desta terça-feira, 12, pelo prefeito Hildon Chaves, no Teatro Banzeiros. O evento, realizado em parceria com o Ministério das Cidades, encerra nesta quarta-feira, 13. Participam da capacitação, técnicos que atuam na área, profissionais de engenharia, da administração pública e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O seminário é organizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismos (Semur) com o objetivo de debater os reflexos e desafios do novo Marco Regulatório, Lei Federal 13.465/17, os instrumentos e as ferramentas da nova Legislação. O seminário é dividido em dois momentos: palestras em oficinas técnicas.

De acordo com o prefeito Hildon Chaves, quando o produtor rural ou empreendedor não tem um documento em mãos, o Título Rural, ele não tem acesso as linhas de crédito do Basa ou Banco do Brasil e assim não consegue ampliar a sua produção. "O Pró Café e o Pró-Calcário foram implementados para incentivar o pequeno produtor", disse.

“Já na área urbana, foi resolvido um problema centenário dos moradores dos bairros Panair, Arigolância e Pedrinhas, que até o ano passado não tinham seus documentos. E, hoje ,com um ano e meio de mandato já entregamos 2,5 mil títulos. Existe ainda uma demanda de 50 mil", lembrou.

Hildon observou que "estamos discutindo a regularização fundiária, não é uma visita técnica, e sim, uma reunião de trabalho com quem opera e com quem sofre com a falta dela, que é mais da metade da cidade".

Márcia Luna, secretária Municipal da Regularização Fundiária, lembrou da preocupação com os estudos de caso e palestras para tirar dúvidas por causa da necessidade diária por conhecimentos. "Pegamos situações emblemáticas para resolver e não sabíamos qual o instrumento jurídico que iríamos usar diante da complexidade. Pela primeira vez, estamos abrindo casos e dando solução”, contou.

"O compromisso que assumimos é de que após os dois dias de estudos nada vai continuar como antes. Não teremos mais pareceres individuais, o achismo. Teremos compromisso institucionais, como check-list e posicionamentos técnicos", reafirma Márcia.

Compromisso

Presente na abertura do evento, o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Souza Santos, defendeu o debate dos governos na melhoria da vida das pessoas. "Esse assunto é muito importante para o município”, disse.

O diretor do Departamento de Assuntos Fundiários e Urbanos, do Ministério das Cidades (MC), Sílvio Eduardo Marques Figueiredo, citou o compromisso do MC e da luta pela regulação fundiária em todo o país. "Pode ter certeza que estaremos com sua equipe, discutindo, mostrando e ensinando, pois são dessas reuniões que conhecemos a realidade local e conseguimos identificar as dificuldades e entraves".

 

 

Fonte: Comdecom

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


Multas contra queimadas podem chegar a R$ 7 milhões
A Prefeitura da capital e órgãos parceiros estão trabalhando nas ações de combate aos infratores...


Ginastas que treinam em espaço mantido pela Prefeitura ganham ouro em competição
Elas são treinadas pela técnica Francimeire Coutinho no Espaço Ceu, na zona Leste...


Semed conclui construção de mais três salas de aula na escola Pingo de Gente
...


Semed convoca mais professores emergenciais para suprir demanda no Município
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem realizando uma verdadeira força-tarefa para resolver a demanda por professores nas unidades escolares da área urbana e rural de Porto Velho. ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News