Rondônia, - 04:32

 

Você está no caderno - Rondônia
Saúde bucal é discutida durante oficina
Saúde bucal é discutida durante oficina do centro de especialidades da rede estadual, em Porto Velho
O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), encerrou na sexta-feira  (8) o 2º ciclo da Oficina do Programa de Melhoria e da Qualidade (PMAQ) voltada para a gestão e promoção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no estado. Técnicos, dentistas, gestores ligados ao programa participaram dos debates, em Porto Velho.
Publicado Terça-Feira, 12 de Junho de 2018, às 16:07 | Fonte Secom - Governo de RO 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=349571&codDep=34" data-text="Saúde bucal é discutida durante oficina do centro de especialidades da rede estadual, em Porto Velho

  
 
 

Técnicos, gestores e profissionais debatem saúde bucal no estado

 

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), encerrou na sexta-feira  (8) o 2º ciclo da Oficina do Programa de Melhoria e da Qualidade (PMAQ) voltada para a gestão e promoção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no estado. Técnicos, dentistas, gestores ligados ao programa participaram dos debates, em Porto Velho.

A oficina foi realizada pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal em parceria com a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Sesau,  e contou com a participação de Fernanda Wandencruck Godert, representante do Ministério da Saúde (MS); do professor Edson Hilan Lucena, da Universidade Federal do Maranhão; e de representantes de seis cidades de Rondônia que aderiram ao CEO.

De acordo com Fernanda Wandencruck, o objetivo é ampliar a adesão de municípios ao programa de saúde bucal do Ministério da Saúde, debater técnicas de gestão e o uso de ferramentas para aumentar o volume de recursos destinados ao CEO.

Fernanda ministrou palestra sobre avaliação externa, autoavaliação e indicadores. Segundo ela, quanto melhor avaliado, maior a possibilidade de ampliar o repasse de verba pelo Ministério da Saúde.

Inaugurado em fevereiro deste ano, o Centro de Especialidades Odontológicas está preparado para oferecer à população serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a pessoas com deficiência.

O CEO funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia – e atende a pacientes através da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 


Sílvio Gualberto disse que com a inauguração do CEO, o governo de Rondônia resgata uma dívida social

 

 

De acordo com o coordenador estadual, Sílvio Gualberto, que também é cirurgião-dentista, com a inauguração do CEO, o governo resgata uma dívida social muito grande com os pacientes com deficiência – não só aqueles com limitações físicas, mentais e ou sensoriais, mas também diagnosticados com doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes mellitus, HIV, o hipo e o hipertireoidismo, gestantes e idosos – que necessitarem de um atendimento especial.

No total, o CEO conta com três consultórios modernos. Todos equipados, voltados à assistência de maior complexidade. O funcionamento ocorre das 7h às 18h.

Todos os procedimentos que não puderem ser realizados pelo CEO são encaminhados ao Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). “São casos que necessitem de um apoio ou retaguarda de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirma o secretário.

A primeira consulta deve ser feita na Unidade Básica de saúde, então o paciente é encaminhado para o CEO através do agendamento feito pela regulação. As consultas de retorno serão agendadas no próprio CEO garantindo a finalização do tratamento.

 

 

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo 
Secom - Governo de Rondônia

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Solução para reabertura do porto de Guajará-Mirim é discutida em reunião entre os governos federal e de Rondônia
A reabertura do porto que liga Guajará-Mirim em Rondônia a Guayaramerín na Bolívia foi discutida nessa quinta-feira (14) durante reunião entre o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marum; o governador Daniel Pereir...


Produtores da agricultura familiar assinam contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Rolim de Moura
Um grupo de 17 famílias de agricultores do município de Rolim de Moura foi beneficiado na manhã deste sábado, 16, com a assinatura de contratos de adesão ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). ...


Termo de compromisso da Secretaria de Agricultura define estratégia de combate ao trabalho infantil no campo em Rondônia
Com o envolvimento e participação decisiva da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na divulgação e orientação sobre o trabalho infantil no campo, Rondônia se adiantou e é o primeiro estado a instalar um Comitê de Com...


Videomonitoramento avança e registrada redução de criminalidade nos locais monitorados em Rondônia
Olhares atentos às telas indicam que a atividade é séria. ...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM