Rondônia, - 14:55

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
O que é Corpus Christi?
O que é Corpus Christi? E por que não é feriado no Brasil todo?
Publicado Quinta-Feira, 31 de Maio de 2018, às 06:21 | Fonte Mdemulher 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=349213&codDep=67" data-text="O que é Corpus Christi? E por que não é feriado no Brasil todo?

  
 
 

(jrroman/Thinkstock)

 

Muita gente pelo Brasil passou as últimas semanas planejando o que fazer em Corpus Christi e agora está curtindo o feriado emendado, que começa nesta quinta-feira (31/5). Um outro pessoal viverá estes dias normalmente, trabalhando e/ou estudando, porque suas cidades não consideram a data um feriado e as empresas, faculdades ou escolas que frequentam também não quiseram aderir à ideia de folga por causa dela.

E uma coisa une os dois grupos: nem todo mundo sabe o que essa comemoração católica significa. Se é o seu caso, vem com a gente entender!

Corpus Christi: celebração à eucaristia

O termo “Corpus Christi” vem do latim e significa, literalmente, “Corpo de Cristo”.

O dia de Corpus Christi é, para o catolicismo, uma celebração à eucaristia. O chamado “mistério eucarístico” é a consagração do pão, que representa o corpo de Jesus Cristo, e do vinho, que significa o sangue dele. É entendido como uma renovação do sacrifício de Jesus na cruz. Os fieis agradecem a Deus pelo dom da eucaristia e a Jesus por se fazer presente de corpo e sangue ano após ano.

É comum que no dia de Corpus Christi os católicos façam suas orações enquanto adoram a eucaristia exibida pelo padre no altar durante as missas ou exposta na igreja o dia todo.

Origem histórica de Corpus Christi

De acordo com a crença católica, no começo do século 13 a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo na diocese de Liége (Bélgica). Nelas, ele dizia que gostaria que o mistério da eucaristia ganhasse uma celebração especial.

Juliana então encaminhou o pedido de Jesus ao bispo. Em 1246, a festa de Corpus Christi foi celebrada pela primeira vez naquela diocese. O bispo acabou elevado a Papa Urbano IV e estendeu a data para toda a Igreja Católica em 1264, depois do Milagre de Bolsena.

 

 

 (Christi PenWin/Thinkstock)

 

 

Relatos do Milagre de Bolsena dão conta de que escorreu sangue da hóstia no momento em que ela foi partida pelo padre Pedro de Praga, que celebrava a missa – e que isso teria acontecido porque ele duvidava dessa história de corpo e sangue de Cristo.

Como se calcula o dia de Corpus Christi?

Estamos falando de uma data móvel ligada, em último grau, à Páscoa. Respire fundo e preste atenção, porque são muitas referências.

Corpus Christi é celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que vem um domingo depois do domingo de Pentecostes, que por sua vez ocorre 50 dias após a Páscoa.

Vamos fazer o caminho inverso para reforçar. 50 dias depois da comemoração da Páscoa vem o domingo de Pentecostes; o domingo seguinte é o domingo da Santíssima Trindade; e a quinta-feira a seguir é Corpus Christi. Prontinho!

 

 

  •  

Por que Corpus Christi não é feriado no Brasil todo?

De forma bem simples: porque Corpus Christi é um feriado católico facultativo. Cada cidade decide se quer aderir a ele, por meio de uma lei municipal. E se a cidade não o fizer, mas a empresa, escola ou faculdade quiser dar esse feriado a seus funcionários e/ou estudantes, deve ser por meio de um acordo entre as partes (porque pode prever compensação de horas anterior ou posteriormente).

Os feriados nacionais definidos pelas leis 10.607/2002 e 6.802/1980 são:

1º de janeiro – Dia Mundial da Paz e Dia da Fraternidade Universal

21 de abril – Dia de Tiradentes

1º de maio – Dia do Trabalhador

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

2 de novembro – Dia de Finados

15 de novembro – Dia da Proclamação da República

25 de dezembro – Natal

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Apib entrega carta ao governo de transição cobrando respeito e a garantia dos direitos fundamentais
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entregou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, uma carta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. ...


Juventudes da região pastoral Ariquemes celebram o DNJ
No último domingo, dia 18 de novembro, as juventudes da região pastoral Ariquemes comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado no Centro de Tradições Gaúchas – CTG. O DNJ deste ano teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de p...


Pastoral carcerária realiza momento de confraternização e convivência nos presídios
Padre Juquinha, os seminaristas Leandro e Dediel, e Rita realizaram no último mês nos presídios Urso Branco e Milton Soares de Carvalho – 470, celebração eucarística e confraternização com os encarcerados. ...


Agentes da Pastoral Carcerária participam de retiro com o tema: Gaudete Et Exsultate – Alegrai-vos e Exultai
No mês de outubro, agentes da pastoral carcerária participaram de retiro com a temática: Gaudete Et Exsultate – Alegrai-vos e Exultai, a encíclica do papa Francisco sobre o chamado a santidade....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News