Rondônia, - 21:05

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Doação de sangue cai 90% em Rondônia
Doação de sangue cai 90% em Rondônia
Conforme explica a médica hematologista da Fhemeron, Ana Carolina, a situação pode se agravar nos próximos dias caso o cenário for mantido. Ela ressalta a urgência em coleta de sangue dos tipos O, A e B negativo
Publicado Quarta-Feira, 30 de Maio de 2018, às 21:04 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=349185&codDep=42" data-text="Doação de sangue cai 90% em Rondônia

  
 
 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) enfrenta queda no número de doadores de sangue desde o final da última semana, com a paralisação dos caminhoneiros que refletiu no abastecimento de combustível em todo o Estado. Calcula-se que a redução no número de doadores na Capital seja de 40% e no interior chega à marca de 50%, o que ocasionou uma grande preocupação quanto ao estoque para atender a demanda de todo o Estado.

Conforme explica a médica hematologista da Fhemeron, Ana Carolina, a situação pode se agravar nos próximos dias caso o cenário for mantido. Ela ressalta a urgência em coleta de sangue dos tipos O, A e B negativo, pois o atual estoque não seria suficiente para atender a demanda do final de semana. O problema também se agrava em relação à coleta de concentrado de plaquetas, devido ao estado crítico do estoque, com apenas 11 bolsas do tipo O positivo para atender todo o Estado. “Temos recebido poucas pessoas para doação desde a última semana. Até a coleta externa foi afetada. Não é que as pessoas não queiram vir, elas não estão conseguindo se deslocar”, disse.

Por esse motivo, o presidente da Fhemeron, João Ricardo, pede que mesmo com as dificuldades da paralisação, a população se dirija aos pontos de doação, para não deixar o estoque em situação preocupante. “Estamos acompanhando com muita atenção o problema. Sabemos das dificuldades das pessoas, mas contamos com o apoio da população, conforme as possibilidades de cada um, para que procurem uma unidade da hemorrede para que possam doar sangue e salvar vidas”, disse o presidente.

Devido ao feriado de Corpus Christi, não haverá expediente nas unidades da hemorrede. Na sexta-feira, dia 1º, haverá atendimento em todas as unidades do Estado nos horários de 7h15 às 12 horas. No sábado, somente o Hemocentro de Porto Velho estará funcionando das 7h15 às 12 horas.

 

COMO DOAR

Para doar é preciso ter entre 16 (acompanhado dos responsáveis) e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados Também é necessário estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 quilos; descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas horas que antecedem a doação); e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Fhemeron recebe curso do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede
O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) é um programa estratégico da CGSH criado com o intuito de promover o aperfeiçoamento técnico e gerencial dos serviços de hematologia e hemoterapia do país...


Ministro da Saúde visita o Hospital de Amor da Amazônia
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi visitou na manhã desta segunda-feira (18) as instalações do Hospital de Amor da Amazônia. Vinculado ao antigo Hospital do Câncer de Barretos o HAA teve a sua pedra fundamental lançada, em janeiro de 2015....


Dor nas costas pode ser espondilite
...


3 truques para largar agora vício do cigarro
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM