Rondônia, - 16:42

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Apple é processada nos EUA por problemas com teclados borboleta em MacBooks Pro
Publicado Terça-Feira, 15 de Maio de 2018, às 09:49 | Fonte Gizmodo 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=348478&codDep=41" data-text="Apple é processada nos EUA por problemas com teclados borboleta em MacBooks Pro

  
 
 

 

O design “borboleta” do teclado do Macbook Pro, que tem atormentado consumidores desde seu lançamento, agora é alvo de um processo contra a Apple. De acordo com o Apple Insider, a companhia está sendo alvo de uma ação judicial coletiva, registrada na última sexta-feira (11), que alega que a empresa sabia dos defeitos do teclado antes do produto ser lançado.

O caso, registrado na corte do norte da Califórnia, conta com uma série de modelos MacBook Pro fabricados após 2015 que vem com o teclado borboleta, que, na época, a Apple anunciou como um modelo “refinado para o melhor conforto e responsividade”. O documento alega que “milhares” de donos dos dispositivos tiveram algum tipo de falha por causa do design do teclado.

A Apple introduziu o teclado borboleta em 2015, com o lançamento do laptop MacBook de 12 polegadas, e depois adotou esse design no MacBook Pro de 2016. Embora o teclado não pareça muito diferente, sob as teclas está o chamado mecanismo de borboleta, que supostamente faria o ato de teclar mais suave e responsivo que o padrão de tesoura (presente na maioria dos teclados). Ele também é muito mais fino, permitindo que a companhia tornasse menores as bordas do laptop ou liberasse espaço para outros componentes. A Apple diz que o teclado é “quatro vezes mais estável”, apesar de sua construção ocupar menos espaço.

 

 

 

Diferença de mecanismo de teclado tesoura (usado na maioria dos computadores) e o borboleta, usado em alguns laptops Apple. Crédito: Reprodução

 

 

 

Na prática, não foi bem assim. Usuários regularmente reclamaram sobre uma variedade de erros relacionadas ao teclado desde seu lançamento. Não é comum que o mecanismo de borboleta trave, tornado uma tecla inútil, por exemplo. Os usuários também relataram sons altos ao pressionar teclas. Os problemas eram tão grandes que mais de 18 mil pessoas assinaram uma petição no change.org, pedindo um recall do teclado de borboleta. Todos esses problemas persistentes levaram a essa ação judicial que a Apple vai enfrentar agora.

A ação tem dois requerentes que compraram MacBooks com os problemas relacionados ao design borboleta. Um deles, Zixuan Rao, comprou um MacBook Pro de 15 polegadas no início deste ano e viu uma das teclas começar a apresentar problemas. Ele chegou a levar seu laptop a uma Apple Store em abril, onde funcionários disseram que não conseguiam resolver o problema. A loja ofereceu enviar o laptop a um centro de reparos, mas ele recusou, pois o conserto ia levar uma semana.

O segundo requerente do caso, Kyle Barbaro, passou por uma situação semelhante em 2016, quando comprou um MacBook Pro. Com o tempo, as teclas espaço e caps lock ficaram inúteis. A Apple reparou o teclado, mas a tecla espaço voltou a apresentar problemas. O computador estava fora da garantia, então a Apple sugeriu que ele pagasse mais de US$ 700 para reparar.

A ação diz ainda que a Apple está violando a garantia expressa e implicada, além de violar as leis de garantia do consumidores dos Estados Unidos, a lei de concorrência desleal da Califórnia e leis de consumidores da Califórnia. Existe ainda a acusação de ocultação fraudulenta, pois a Apple tem supostamente coberto o fato de que já sabia que as teclas tinham esse problema.

Os reclamantes do caso estão buscando indenização por perdas e danos, além de pedir que a Apple peça desculpas públicas pelos problemas de design do teclado borboleta. Eles requerem que a Apple conserte as unidades com problemas, incluindo a oferta de reembolso para quem substituiu o laptop.

Donos de MacBook Pro com teclado borboleta fabricado após 2015 podem se juntar à ação nos Estados Unidos. Provavelmente não vai dar grandes resultados — ações coletivas dificilmente são efetivas —, mas não deixa de ser uma tentativa.

[Apple Insider via 9to5Mac]

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Google confirma que YouTube Music vai substituir Google Play Music
...


Mais de 100 aparelhos Android já saem de fábrica infectados
...


Pesquisa: TIM lidera ranking de cobertura 4G no Brasil
...


Senado aprova urgência para tramitação de lei de proteção de dados
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM