Rondônia, - 03:09

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
redução no estoque de bolsas de sangue
Fhemeron preocupado com a redução no estoque de bolsas de sangue
O atendimento a várias cirurgias realizadas nos últimos meses fez com que ocorresse uma redução no estoque de bolsas de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron)
Publicado Terça-Feira, 8 de Maio de 2018, às 11:51 | Fonte Assessoria 0

  
 
 

O atendimento a várias cirurgias realizadas nos últimos meses fez com que ocorresse uma redução no estoque de bolsas de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) em Porto Velho. A situação preocupa e para não chegar ao nível crítico a Fundação convoca pessoas para doação com urgência, principalmente sangue tipo A e O positivo e O negativo. Equipes de assistentes sociais têm acionado os doadores cadastrados visando evitar que a situação se agrave.

Segundo informações da equipe técnica, em média, 60 bolsas de sangue são solicitadas por dia somente em Porto Velho e o estoque baixo de sangue pode comprometer a demanda.

Segundo o presidente da Fhemeron, João Ricardo, todas as medidas estão sendo tomadas para que o problema não se agrave e tudo se respalda na preocupação em garantir um estoque em condições de atender a demanda. “As doações estão abaixo do ideal e para mudar este cenário é de extrema importância que a população compareça para doar e poder salvar vidas”, frisou.

Até o fim da manhã de segunda-feira, 7, o estoque - que é separado por grupo sanguíneo - estava em nível preocupante nos tipos A (+ e -), B (-) e O (-). O estoque de sangue do tipo A positivo, por exemplo, registrava apenas 40 bolsas, ou seja, um déficit de 60% do ideal para atender à demanda.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Porto Velho está localizada à rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial, ao lado do Hospital de Base. Telefones 0800-642-5744; (69) 3216-2234

O que é preciso para doar:

Está em boas condições de saúde; levar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos; menores de 18 anos precisam de autorização e acompanhados dos pais ou responsáveis legais; pesar 50 quilos ou mais; não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Rondônia registra mais de 700 casos de tuberculose
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Rondônia registrou mais de 700 casos da doença, ainda nesse mês de março uma campanha vai ser realizada com foco na redução do abandono ao tratamento da doença....


Judicialização na saúde sobe 130% no país em uma década
Ações cobram do SUS e de planos de saúde novos remédios, procedimentos complexos, leitos e consultas, afirma estudo...


Confira dicas para amenizar a ressaca antes, durante e depois do Carnaval
Mas para diminuir os efeitos da ressaca, a nutricionista do Prezunic, Leusimar Nunes, preparou uma lista de alimentos que ajudam a aproveitar o melhor da festa, do início ao fim. ...


Após 6 meses cirurgias no coração voltam a ser realizadas em Rondônia
As cirurgias foram retomadas em plena terça-feira de carnaval, graças a uma força-tarefa da gestão da Sesau, que se dedicou na compra e entrega dos materiais......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News