Rondônia, - 12:06

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
vídeo documentário sobre a cultura indígena
Agentes Culturais de Vilhena produzem vídeo documentário sobre a cultura indígena
O vídeo foi produzido por agentes culturais de Vilhena, Washington Kuipers,  Marcio Guilhermon e Andréia Machado e foi lançado há poucos dias na aldeia Aroeira Central.
Publicado Quinta-Feira, 3 de Maio de 2018, às 07:46 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=347915&codDep=38" data-text="Agentes Culturais de Vilhena produzem vídeo documentário sobre a cultura indígena

  
 
 

O vídeo documentário “Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça” será exibido nos municípios de Ji-Paraná, Pimenteiras do Oeste e na capital de Rondônia, Porto Velho. O curta metragem foi contemplado com o prêmio de vídeo documentário “Lidio Sohn” do Governo de Rondônia.

 

O vídeo foi produzido por agentes culturais de Vilhena, Washington Kuipers,  Marcio Guilhermon e Andréia Machado e foi lançado há poucos dias na aldeia Aroeira Central. O lançamento contou com presença do governador, Daniel Pereira, e do superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes.

 

O curta metragem retrata o ritual da menina-moça praticado há muitos anos pelos indígenas Nambiquara que povoam Rondônia. “O documentário tem a duração de 27 minutos e retrata o rito de passagem da vida das meninas para mulher, onde toda a aldeia se junta para comemorar essa nova fase da vida delas, mantendo viva a cultura Nambiquara”, destacou Washington Kuipers.

 

A jornalista Andréia Machado destaca a importância do apoio do Governo de Rondônia para a produção da obra. “Só temos motivos para agradecer ao governo estadual por lançar os editais de apoio da cultura local. Muito obrigada, isso faz toda a diferença na valorização da cultura rondoniense” afirmou Andréia Machado.  

 

O documentário foi selecionado Prêmio Lídio Sohn, promovido pelo Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). O prêmio tem como objetivo incentivar a produção artística no campo audiovisual da história e arte recente do estado de Rondônia. Ao todo foram selecionados quatro projetos com o tema “Memória e Cultura Rondoniense”.

 

O produtor cultural Marcio Guilhermon informou que o vídeo documentário será apresentado nas escolas Aluízio Ferreira de Ji-Paraná, Paulo Freire de Pimenteiras do Oeste e Araujo Lima de Porto Velho. “Além da exibição vamos oferecer oficinas de audiovisual e rodas de conversa nestes municípios, tudo com objetivo de incentivar a produção de cinema em Rondônia”, destacou Marcio Guilhermon.

 

 

Confira a agenda de exibição do documentário:

 

Nesta quinta-feira, 3, o filme será exibido às 10h para os alunos da escola Aluízio Ferreira de Ji-Paraná.

Já na sexta-feira, 4, o documentário será apresentado as 14h aos da escola Araujo Lima de Porto Velho.

Na segunda-feira, 7, os alunos da escola Paulo Freire de Pimenteiras do Oeste vão poder assistir o curta metragem.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Amazônia


Deputados querem saber do governo sobre criação de reservas em Rondônia
O objetivo, segundo os deputados, é verificar o cumprimento das legislações, tanto estadual como federal, no que se refere à criação de reservas em Rondônia....


ICMBio consegue na justiça reintegração de posse da Flona Bom Futuro
Um grupo de grileiros da região do Vale do Jamari, especializados em invasões de terras públicas e privadas, mediante a disseminação de informações falsas (desafetação, loteamento e legalização de terras invadidas no interior da Flona Bom Futuro).....


Crise em Roraima: Agentes penitenciários queimam pneus próximo ao TJRR
Acesso foi bloqueado na avenida Ene Garcez e em um portão lateral do prédio. Categoria reivindica salários atrasados....


Conselhos aprovam intervenção em Roraima, e Temer assina decreto na 2ª feira
Por lei, conselhos da República e de Defesa Nacional têm de ser consultados sobre intervenção. Segundo ministro da Segurança Instituicional, conselheiros aprovaram por unanimidade....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News