Rondônia, - 19:19

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Política
Assembleia de MG susta tramitação de impeachment de Pimentel
Publicado Quinta-Feira, 3 de Maio de 2018, às 07:46 | Fonte Veja.com 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=347910&codDep=19" data-text="Assembleia de MG susta tramitação de impeachment de Pimentel

  
 
 

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) (Pablo Jacob/Agência o Globo)

 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais suspendeu nesta quarta-feira a tramitação do pedido de impeachment do governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), aberto na quinta-feira, 26. A suspensão ocorreu depois que o líder do governo na Casa, Durval Ângelo (PT), e o primeiro-secretário, Rogério Correia (PT), entraram com recurso contra a abertura do processo. Os recursos foram recebidos pela Mesa Diretora que, ao mesmo tempo, determinou a paralisação dos prazos para tramitação do pedido.

Caso continuasse em andamento, os líderes dos partidos na Assembleia tinham que indicar, em 15 dias, contados a partir de sábado, 28, quando foi publicada a entrada do pedido de impeachment, os integrantes da comissão especial para analisar e emitir parecer sobre o impedimento de Pimentel. O recurso apresentado por Ângelo alega que o pedido teria que ser lido pelo presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB), e não pelo primeiro vice-presidente, Lafayette Andrada (PRB), como ocorreu.

Já o apresentado por Correia questiona o fato de a justificativa da aceitação do pedido não ter sido indicada pelo primeiro vice-presidente. Os dois deputados alegam estar amparados no regimento da Assembleia para apresentação dos recursos. O impeachment do governador foi apresentado pelo advogado Mariel Marley, por crime de responsabilidade, por ele não ter repassado os chamados duodécimos, recursos enviados mensalmente pelo Executivo aos outros Poderes.

O pedido de impeachment foi aceito em meio a crise do MDB, partido do presidente da Assembleia, com Pimentel. Um dos pontos de atrito é a possibilidade de a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que transferiu título para Minas Gerais, ser candidata ao Senado em uma das duas vagas em disputa pelo Estado nas eleições de outubro. Adalclever é pré-candidato a uma das vagas, e poderia ser obscurecido pela candidatura da ex-presidente na mesma chapa.

Na sexta-feira, um dia depois da aceitação do pedido, Pimentel e Adalclever almoçaram juntos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, durante encontro com produtores rurais. A expectativa é que os recursos sejam analisadas na próxima terça-feira, 8. Não há prazo para análise desse tipo de pedido pela presidência da Casa.

“Queremos a nulidade da leitura (da abertura do impeachment) e de eventuais atos posteriores”, afirmou Ângelo. “Foi uma leitura protocolar, apenas dizendo que o pedido foi recebido. Tem que dizer porque recebeu”, disse Correia. O deputado Gustavo Valadares (PSDB), que faz oposição a Pimentel, não acredita que o pedido de impeachment contra o governador seja arquivado pela Casa. “Não termina antes de começar oficialmente”, declarou. Segundo o parlamentar, a apresentação de recursos era prevista.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em POLÍTICA


PF desarticula grupo que clonou celulares de ministros de Temer
...


PF investiga esquema de caminhoneiros que simulavam roubos de carga
...


‘Passarinho na muda não pia’, despista Josué Gomes sobre candidatura
...


Henrique Meirelles vê 'voo solo' do MDB na disputa ao Planalto
...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM