Rondônia, - 10:31

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Política
E se Temer fosse denunciado outra vez? E se renunciasse ao cargo?
Publicado Quinta-Feira, 26 de Abril de 2018, às 07:52 | Fonte Veja.com 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=347511&codDep=19" data-text="E se Temer fosse denunciado outra vez? E se renunciasse ao cargo?

  
 
 

Marcela Temer (Antonio Lucena/VEJA)

 

E se a terceira denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer fosse apresentada pela Procuradoria Geral da República a tempo de ser votada pela Câmara dos Deputados antes do recesso do meio do ano ou do início oficial da campanha eleitoral marcado para 15 de agosto?

E se Temer se convencesse que desta vez a denúncia seria aprovada, o que o obrigaria a se afastar do cargo até que o Supremo Tribunal Federal o julgasse no prazo máximo de seis meses? Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, seria seu substituto.

Mas Rodrigo é candidato à reeleição. Se assumisse a presidência, deixaria de ser e ficaria sem mandato. Ocorreria o mesmo com Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado. No impedimento dos dois, caberia ao presidente do Supremo substituir Temer.

Até setembro, a ministra Cármen Lúcia é quem preside o Supremo. Cederá a vez a partir daí ao ministro Dias Toffoli. Que então assumiria a presidência da República até que Temer fosse julgado. A não ser que Temer preferisse renunciar à presidência antes disso.

Se renunciasse, o Congresso seria convocado para eleger em 30 dias um presidente tampão. Talvez o próprio Toffoli. A renúncia livraria Temer do risco de ser julgado e condenado pelo Supremo. E processos a que viesse a responder iriam parar na 1ª instância da Justiça. Uma vantagem para ele.

Política não se faz em linha reta, como já foi fartamente demonstrado. Se no Brasil até o passado é incerto como observou o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, quanto mais o futuro. Mas pensar a respeito, quando nada, pode ser um exercício divertido. Ou assombroso.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em POLÍTICA


Jaqueline Cassol é selecionada para integrar time de líderes da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade
A RAPS realiza o trabalho discutir a construção de um país mais justo através do respeito pelos recursos naturais, humanos e econômicos. ...


Presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcos Rogério diz que debaterá e votará temas pelo crescimento do Brasil
Senador democrata foi eleito por aclamação para presidir o colegiado pelos próximos dois anos...


Segunda Turma retira de Moro acusações da Odebrecht contra Lula
...


“Sou favorável ao impeachment da presidente”, afirma deputado Lúcio Mosquini
...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News