Rondônia, - 16:42

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Israel desativa o mais longo e profundo túnel na Faixa de Gaza
Publicado Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018, às 05:58 | Fonte Expresso 0

  
 
 

SAID KHATIB/AFP/GETTY IMAGES

 

O Exército israelita garante ter desativado um importante túnel escavado por militantes palestinianos que chegaram a Israel a partir da Faixa de Gaza. O ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, disse tratar-se do mais longo e profundo túnel deste género descoberto pelas autoridades.

O tenente-coronel Jonathan Conricus, citado este domingo pela BBC, afirmou que o túnel tinha sido escavado durante a guerra de Gaza, em 2014, quando Israel destruiu mais de 30 túneis usados, segundo o responsável, para ataques do Hamas.

De acordo com o porta-voz militar, o túnel começava na área de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, tendo penetrado vários metros em Israel mas não tendo ainda uma saída. O túnel estendia-se por “diversos quilómetros” em Gaza e ligava-se a outros túneis de onde poderiam ser lançados ataques.

“Enchemos o túnel com material que o inutiliza durante um período muito longo de tempo”, disse ainda Jonathan Conricus, acrescentando que este foi o quinto túnel de Gaza a ser destruído pelos militares israelitas nos últimos meses.

Alguns destes túneis foram construídos pelo grupo palestiniano da Jihad Islâmica, enquanto outros foram construídos pelo Hamas, que controla Gaza. Israel usa, desde o ano passado, equipamentos especiais para detetar a presença de túneis e está a construir uma barreira de alta tecnologia, acima e abaixo do solo, ao longo da sua fronteira com Gaza, para impedir a construção de novos túneis.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Dois soldados norte-americanos mortos no Afeganistão
NATO não identifica os militares, dizendo apenas que foram mortos “durante uma operação”, sem especificar o local ou as circunstâncias...


Iraque. Naufrágio de ferry no rio Tigre provoca quase uma centena de mortos em Mossul
Os passageiros cruzavam o rio com destino aos parques onde as famílias tradicionalmente fazem piqueniques para celebrar o Ano Novo persa. O ministro da Justiça ordenou a prisão de nove trabalhadores da empresa de ferries e impediu os proprietários ...


Coreia do Norte abandona gabinete de contacto com a Coreia do Sul
As autoridades sul-coreanas lamentaram a decisão, para a qual, disseram, o Norte não apresentou quaisquer razões...


Moçambique. “Vivem de coco todos os dias. Não têm o que comer”
Segundo o balanço mais recente, 294 pessoas morreram em Moçambique na sequência da passagem do ciclone Idai ou das cheias que se lhe seguiram. O país, que cumpre o terceiro e último dia de luto nacional, recebe esta sexta-feira o primeiro de dois a...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News