Rondônia, - 16:36

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
aumento de capacidade de energia em ariquemes
Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes
A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes
Publicado Terça-Feira, 6 de Março de 2018, às 17:41 | Fonte Terezinha Félix de Brito Pantoja 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=344105&codDep=26" data-text="Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes

  
 
 

A Eletrobras Eletronorte, por meio da Regional de Operação de Rondônia, disponibilizou para operação comercial, no dia 4 deste mês, o terceiro transformador de 60 MVA na Subestação Ariquemes. O empreendimento que tinha a capacidade instalada de 120 MVA passou a operar com 180 MVA. Com o trabalho entregue dentro do prazo, a Subestação agora opera com mais 50% de potência instalada.

A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes, situa-se a cerca de 200 km da capital, Porto Velho, e fornece energia para mais de 46 mil consumidores de Ariquemes, Alto Paraíso e Monte Negro. Juntos, esses municípios totalizam mais 140 mil habitantes.

Ariquemes, com população estimada em 105 mil habitantes, é uma das cidades do interior com a maior arrecadação estadual, destacando-se na pecuária e na produção de café, cacau, guaraná e cereais. Além disso, reúne inúmeras indústrias de diversos segmentos.

O aumento da capacidade da Subestação traz maior confiabilidade para a economia da Região, ou seja, com flexibilização no processo de manutenção e evitando, assim, cortes de carga e, consequentemente, multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em caso de desligamento.

De acordo com o engenheiro Raimundo Nonato Pacheco Soares, gerente da Regional de Operação de Rondônia, a implementação do terceiro transformador tem como principal objetivo a confiabilidade operacional. “A ampliação da Subestação visa maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, uma vez que agora são três transformadores, ou seja, na ausência de um, existem outros dois para o suprimento das necessidades dos consumidores locais”, explicou.

Na observação de Rage Myrria, técnico da Eletronorte e coordenador de Campo, esse projeto exigiu muito das equipes envolvidas. Ele relata: "Apesar das exigências, conseguimos concluir tudo dentro da programação estabelecida pela agência reguladora de energia. Com a entrada em operação do terceiro transformador a população ganha com a qualidade da energia fornecida, o sistema fica mais robusto com o aumento de receita para a Empresa e há maior flexibilidade para o atendimento das programações de manutenção”.

Segundo o superintendente de Ativos da Transmissão Oeste, Walter Fernandes Santos, Rondônia concentra uma equipe técnica muito bem preparada. Na sua opinião, trabalhos como esse requerem que profissionais tenham habilidade e experiência. "Parabenizo a todos os profissionais da Regional envolvidos e agradeço a participação de engenheiros e técnicos da Sede pelo empenho, competência e integração neste trabalho”, enfatizou.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Primeiro sorteio na “Promoção Sorte Grande 2018” será na próxima sexta-feira
Em 2018, a promoção “Sorte Grande” da Associação Comercial e Industrial de Jaru – ACIJ, irá sortear mais de 150 prêmios, entre eles 02 carros 0 km, 04 motocicletas e mais de 150 vale compras....


Campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é encerrada com uma caminhada em Jaru
O evento contou com a participação de centenas de alunos, servidores municipais, representantes do judiciário, do Ministério Público, OAB......


Sertanejo Léo Chaves estará em Jaru nesta terça-feira
Leo e o masterpractitionere mastertrainer Bento Augusto, são as principais atrações do “Workshop Show”....


Guajaramirense é premiado pela Secretaria Nacional de Juventude em Brasília
Luiz Paulo Assumpção Consultor UNESCO e Monitor estadual das Ações do Brasil Mais Jovem 2018 Secretaria Nacional de Juventude. ...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM