Rondônia, - 03:23

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
aumento de capacidade de energia em ariquemes
Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes
A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes
Publicado Terça-Feira, 6 de Março de 2018, às 17:41 | Fonte Terezinha Félix de Brito Pantoja 0

  
 
 

A Eletrobras Eletronorte, por meio da Regional de Operação de Rondônia, disponibilizou para operação comercial, no dia 4 deste mês, o terceiro transformador de 60 MVA na Subestação Ariquemes. O empreendimento que tinha a capacidade instalada de 120 MVA passou a operar com 180 MVA. Com o trabalho entregue dentro do prazo, a Subestação agora opera com mais 50% de potência instalada.

A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes, situa-se a cerca de 200 km da capital, Porto Velho, e fornece energia para mais de 46 mil consumidores de Ariquemes, Alto Paraíso e Monte Negro. Juntos, esses municípios totalizam mais 140 mil habitantes.

Ariquemes, com população estimada em 105 mil habitantes, é uma das cidades do interior com a maior arrecadação estadual, destacando-se na pecuária e na produção de café, cacau, guaraná e cereais. Além disso, reúne inúmeras indústrias de diversos segmentos.

O aumento da capacidade da Subestação traz maior confiabilidade para a economia da Região, ou seja, com flexibilização no processo de manutenção e evitando, assim, cortes de carga e, consequentemente, multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em caso de desligamento.

De acordo com o engenheiro Raimundo Nonato Pacheco Soares, gerente da Regional de Operação de Rondônia, a implementação do terceiro transformador tem como principal objetivo a confiabilidade operacional. “A ampliação da Subestação visa maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, uma vez que agora são três transformadores, ou seja, na ausência de um, existem outros dois para o suprimento das necessidades dos consumidores locais”, explicou.

Na observação de Rage Myrria, técnico da Eletronorte e coordenador de Campo, esse projeto exigiu muito das equipes envolvidas. Ele relata: "Apesar das exigências, conseguimos concluir tudo dentro da programação estabelecida pela agência reguladora de energia. Com a entrada em operação do terceiro transformador a população ganha com a qualidade da energia fornecida, o sistema fica mais robusto com o aumento de receita para a Empresa e há maior flexibilidade para o atendimento das programações de manutenção”.

Segundo o superintendente de Ativos da Transmissão Oeste, Walter Fernandes Santos, Rondônia concentra uma equipe técnica muito bem preparada. Na sua opinião, trabalhos como esse requerem que profissionais tenham habilidade e experiência. "Parabenizo a todos os profissionais da Regional envolvidos e agradeço a participação de engenheiros e técnicos da Sede pelo empenho, competência e integração neste trabalho”, enfatizou.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Prefeitura realiza vacinação em cães e gatos neste sábado, 22
O Setor de Vigilância Sanitária e Zoonose, da prefeitura de Jaru, realiza no próximo sábado (22), a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos....


Rede municipal de ensino de Cacoal supera média nacional no IDEB
As escolas municipais de Cacoal superaram a meta projetada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para 2017, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais de ensino....


Marcito se reúne com secretários visando planejamento de 2019
O prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), reuniu-se com toda equipe de secretariado com objetivo de planejar as principais ações do Executivo Municipal para o ano de 2019 e também para discutir as diretrizes para o fechamento do exercício de 20...


Prefeitura de Ji-Paraná incentiva homens a cuidar da saúde
Na manhã desta segunda-feira (26), o Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), recebeu a visita da coordenadora da Divisão da Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, acompanhada do acadêmico de enfermagem Evandro Vieira....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News