Rondônia, - 11:52

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Pará multa Norsk Hydro
Aqui não é a Noruega: Pará multa Norsk Hydro por descumprimento de ordem após vazamento
A determinação foi realizada depois que laudo encomendado pelos ministérios públicos federal e estadual no Pará, na semana passada
Publicado Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2018, às 20:07 | Fonte Reuters 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=343521&codDep=38" data-text="Aqui não é a Noruega: Pará multa Norsk Hydro por descumprimento de ordem após vazamento

  
 
 

Diário Online

Secretaria estipulou multa de 1 milhão por dia para Hydro Alunorte, pelo descumprimento de determinação para redução dos níveis das bacias de rejeitos

Por Marta Nogueira, da Reuters

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas) estipulou uma multa de 1 milhão de reais por dia para Hydro Alunorte, pelo descumprimento de determinação do órgão para a redução dos níveis das bacias de rejeitos da empresa em Barcarena, região metropolitana de Belém.

A determinação foi realizada depois que laudo encomendado pelos ministérios públicos federal e estadual no Pará, na semana passada, identificaram que rejeitos de beneficiamento de bauxita da empresa teriam sido despejados no meio ambiente em 17 de fevereiro, após fortes chuvas na região.

A Alunorte, do grupo norueguês Norsk Hydro, é a maior refinaria de alumina do mundo, transformando bauxita em alumina, que depois vira alumínio em fundições.

Segundo a Semas, a empresa não cumpriu prazo de 48 horas, expirado na segunda-feira, dado pelo governo do Estado, para que a Hydro reduzisse os níveis das bacias de resíduos ao nível de pelo menos um metro. Dessa forma, notificou a empresa, nesta terça-feira, com a determinação de que reduza a produção da refinaria em 50 por cento.

Segundo a secretaria, uma multa definida anteriormente foi triplicada, para 1 milhão de reais ao dia, cumprindo a legislação ambiental em vigor.

“A empresa informou formalmente que reduziu os índices, mas não integralmente no total determinado de um metro”, disse a Semas, em nota enviada por e-mail.

Segundo a secretaria, as equipes da Semas permanecem em campo 24 horas, trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos, monitorando a situação.

Mais cedo nesta terça-feira, a Hydro informou em nota que foi notificada pelo regulador brasileiro para que reduza em 50 por cento a produção em sua refinaria de alumina Alunorte. No entanto, não informou detalhes sobre suas operações.

“Embora seja muito cedo para determinar o tamanho e o impacto da resolução, podem haver consequências operacionais e financeiras significativas”, afirmou a Hydro em um comunicado.

A partir do laudo que confirmou o despejo de resíduos no meio ambiente, os MPs emitiram na sexta-feira uma série de recomendações à Hydro Alunorte, à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e ao Estado do Pará, segundo informaram ambos os órgãos.

As recomendações foram emitidas na tentativa de conseguir um acordo com a Hydro de forma mais ágil, antes que tenham que tomar medidas mais rigorosas, como o acionamento da justiça.

Procurados nesta terça-feira, os MPs afirmaram que ainda avaliam se tomarão novas medidas contra a Hydro.

“O Ministério Público do Pará e Ministério Público Federal informam que, durante esta semana, farão uma avaliação das medidas legais que deverão ser tomadas caso a empresa Hydro Alunorte, Semas e Estado do Pará não se manifestem sobre as recomendações feitas na última sexta-feira nos prazos estabelecidos”, disseram em nota.

A Hydro tem afirmado que não encontrou evidências de qualquer poluição.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Amazônia


Deputados querem saber do governo sobre criação de reservas em Rondônia
O objetivo, segundo os deputados, é verificar o cumprimento das legislações, tanto estadual como federal, no que se refere à criação de reservas em Rondônia....


ICMBio consegue na justiça reintegração de posse da Flona Bom Futuro
Um grupo de grileiros da região do Vale do Jamari, especializados em invasões de terras públicas e privadas, mediante a disseminação de informações falsas (desafetação, loteamento e legalização de terras invadidas no interior da Flona Bom Futuro).....


Crise em Roraima: Agentes penitenciários queimam pneus próximo ao TJRR
Acesso foi bloqueado na avenida Ene Garcez e em um portão lateral do prédio. Categoria reivindica salários atrasados....


Conselhos aprovam intervenção em Roraima, e Temer assina decreto na 2ª feira
Por lei, conselhos da República e de Defesa Nacional têm de ser consultados sobre intervenção. Segundo ministro da Segurança Instituicional, conselheiros aprovaram por unanimidade....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News