Rondônia, - 03:12

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Santos Francisco e Jacinta Marto ''mostram-nos uma realidade próxima e possível''
Publicado Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, às 19:20 | Fonte Renascença 0

  
 
 

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo papa a 13 de maio. Foto: Paulo Cunha/Lusa

 

Na missa votiva da festa litúrgica dos dois videntes de Fátima, esta terça-feira, o reitor do Santuário de Fátima afirmou que Francisco e Jacinta Marto “mostram-nos a santidade como uma realidade próxima e possível”.

Segundo o padre Carlos Cabecinhas, os dois pequenos santos “são um testemunho de santidade geograficamente próximo, porque viveram nesta terra em que nos encontramos” e “podemos visitar as suas casas, percorrer os caminhos que eles percorreram, visitar os seus túmulos”.

Por outro lado, são “um exemplo de santidade temporalmente próximo – não são figuras de um passado longínquo, perdidos nas brumas da memória”, adiantou. Mas são, sobretudo, “um testemunho de santidade possível e próximo das nossas vidas,” permitindo-nos compreender que “a santidade seja a vocação de todo o cristão”.

O sacerdote salientou ainda que os dois videntes “nunca procuraram recolher aplausos, o que desejavam era serem grandes diante de Deus”.

Nesta celebração, o padre Carlos Cabecinhas destacou ainda três aspetos em que os dois santos concretizaram a entrega da vida a Deus e que “para nós, são um desafio permanente.”

Em primeiro lugar, o facto de terem acolhido o apelo de Nossa Senhora à oração. “Depois das aparições, é a oração que marca o ritmo dos seus dias,” sobretudo São Francisco Marto, que “se afastava de todos para rezar, e cujo grande desejo era consolar a Deus”, o que nos “mostra o lugar fundamental da oração na nossa relação com Deus e na nossa vida cristã.”

E mostra-nos o “lugar fundamental da adoração e da contemplação na nossa vivência do dia a dia”, reforça.

Em segundo lugar, “nos Santos Francisco e Jacinta encontramos o exemplo da atitude de atenção aos outros e às suas necessidades.” Sobretudo Santa Jacinta Marto, disse o sacerdote, “destaca-se pela atitude compassiva com os outros, vive a preocupação constante da salvação dos pecadores e não perde uma ocasião de ajudar os outros, nomeadamente os mais pobres”, o que mostra que “não há verdadeiro amor a Deus que não passe necessariamente pelo amor aos irmãos”.

Em terceiro lugar, “nos Santos Francisco e Jacinta encontramos também a atitude de escuta atenta dos apelos de Deus”, pois os pastorinhos “acolheram de imediato e sem reservas os pedidos de Deus que lhes chegaram pela mão do Anjo e de Nossa Senhora”, sendo as suas vidas um desafio a “também nós, escutarmos atentamente a voz de Deus”.

No exemplo dos Santos Francisco e Jacinta “encontramos também um modelo para a nossa vivência quaresmal”, referiu o reitor, pedindo-lhes “intercessão para que a nossa vivência da Quaresma, como tempo de conversão, pela oração mais intensa, pela escuta mais frequente da Palavra de Deus e pelo amor ao próximo, seja frutuosa e nos leve a celebrar e viver festivamente a Páscoa que se aproxima”.

O programa comemorativo da festa litúrgica dos Santos Pastorinhos prossegue esta terça-feira à tarde, pelas 14h00, com um encontro com crianças na Basílica da Santíssima Trindade.

Segue-se a oração do Rosário e, pelas 16h00, haverá uma visita aos túmulos dos Pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O momento de veneração será acompanhado musicalmente pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e culmina com as Vésperas, marcadas para as 17h30.

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados a 13 de maio de 2017.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


31 de Janeiro: Dia de São João Bosco, fundador dos Salesianos
Esta data é comumente celebrada pela igreja cristã católica, que homenageia o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília....


Papa no Panamá para Jornada Mundial da Juventude
Há mais de 35 anos que nenhum papa pisava o solo do Panamá. Francisco está de visita ao país por cinco dias para celebrar a Jornada Mundial da Juventude....


Dia Nacional da Juventude é celebrado em Porto Velho
No último domingo, dia 21 de outubro, foi realizado no Instituto Maria Auxiliadora, o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de paz” e como lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz,...


Apib entrega carta ao governo de transição cobrando respeito e a garantia dos direitos fundamentais
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entregou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, uma carta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News