Rondônia, - 15:21

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Santos Francisco e Jacinta Marto ''mostram-nos uma realidade próxima e possível''
Publicado Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, às 19:20 | Fonte Renascença 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=343042&codDep=67" data-text="Santos Francisco e Jacinta Marto ''mostram-nos uma realidade próxima e possível''

  
 
 

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo papa a 13 de maio. Foto: Paulo Cunha/Lusa

 

Na missa votiva da festa litúrgica dos dois videntes de Fátima, esta terça-feira, o reitor do Santuário de Fátima afirmou que Francisco e Jacinta Marto “mostram-nos a santidade como uma realidade próxima e possível”.

Segundo o padre Carlos Cabecinhas, os dois pequenos santos “são um testemunho de santidade geograficamente próximo, porque viveram nesta terra em que nos encontramos” e “podemos visitar as suas casas, percorrer os caminhos que eles percorreram, visitar os seus túmulos”.

Por outro lado, são “um exemplo de santidade temporalmente próximo – não são figuras de um passado longínquo, perdidos nas brumas da memória”, adiantou. Mas são, sobretudo, “um testemunho de santidade possível e próximo das nossas vidas,” permitindo-nos compreender que “a santidade seja a vocação de todo o cristão”.

O sacerdote salientou ainda que os dois videntes “nunca procuraram recolher aplausos, o que desejavam era serem grandes diante de Deus”.

Nesta celebração, o padre Carlos Cabecinhas destacou ainda três aspetos em que os dois santos concretizaram a entrega da vida a Deus e que “para nós, são um desafio permanente.”

Em primeiro lugar, o facto de terem acolhido o apelo de Nossa Senhora à oração. “Depois das aparições, é a oração que marca o ritmo dos seus dias,” sobretudo São Francisco Marto, que “se afastava de todos para rezar, e cujo grande desejo era consolar a Deus”, o que nos “mostra o lugar fundamental da oração na nossa relação com Deus e na nossa vida cristã.”

E mostra-nos o “lugar fundamental da adoração e da contemplação na nossa vivência do dia a dia”, reforça.

Em segundo lugar, “nos Santos Francisco e Jacinta encontramos o exemplo da atitude de atenção aos outros e às suas necessidades.” Sobretudo Santa Jacinta Marto, disse o sacerdote, “destaca-se pela atitude compassiva com os outros, vive a preocupação constante da salvação dos pecadores e não perde uma ocasião de ajudar os outros, nomeadamente os mais pobres”, o que mostra que “não há verdadeiro amor a Deus que não passe necessariamente pelo amor aos irmãos”.

Em terceiro lugar, “nos Santos Francisco e Jacinta encontramos também a atitude de escuta atenta dos apelos de Deus”, pois os pastorinhos “acolheram de imediato e sem reservas os pedidos de Deus que lhes chegaram pela mão do Anjo e de Nossa Senhora”, sendo as suas vidas um desafio a “também nós, escutarmos atentamente a voz de Deus”.

No exemplo dos Santos Francisco e Jacinta “encontramos também um modelo para a nossa vivência quaresmal”, referiu o reitor, pedindo-lhes “intercessão para que a nossa vivência da Quaresma, como tempo de conversão, pela oração mais intensa, pela escuta mais frequente da Palavra de Deus e pelo amor ao próximo, seja frutuosa e nos leve a celebrar e viver festivamente a Páscoa que se aproxima”.

O programa comemorativo da festa litúrgica dos Santos Pastorinhos prossegue esta terça-feira à tarde, pelas 14h00, com um encontro com crianças na Basílica da Santíssima Trindade.

Segue-se a oração do Rosário e, pelas 16h00, haverá uma visita aos túmulos dos Pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O momento de veneração será acompanhado musicalmente pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e culmina com as Vésperas, marcadas para as 17h30.

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados a 13 de maio de 2017.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Representantes do Regional Noroeste participam de seminário sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019
Durante os dias 24 a 26 de agosto estiveram reunidos na sede da CNBB em Porto Velho, representantes do regional Noroeste (arquidiocese de Porto Velho, Diocese de Guajará-Mirim, Diocese de Ji-Paraná, Diocese de Rio Branco, Diocese de Cruzeiro do Sul...


Papa convoca os presidentes de todas as conferências episcopais para conter abusos sexuais
...


Pastoral da Juventude se prepara para a XVII assembleia arquidiocesana da região pastoral Porto Velho
Com o tema: No encontro das Juventudes, a esperança e o reino acontecem e inspirados pelo lema: “Se vocês compreenderam isso e puserem em pratica, serão felizes” (Jo 13,17)......


Arquidiocese de Porto Velho realiza Seminário do Grito dos/as Excluídos/as
Pastorais, movimentos sociais e entidades realizaram no dia 24 de agosto de 2018, no salão paroquial da Catedral Sagrado Coração de Jesus, o Seminário do 24º Grito dos/as Excluídos/as....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM