Rondônia, - 01:35

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Morreu Morgan Tsvangirai, o líder da oposição no Zimbabué. Tinha 65 anos
Publicado Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, às 18:57 | Fonte Observador 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=342679&codDep=24" data-text="Morreu Morgan Tsvangirai, o líder da oposição no Zimbabué. Tinha 65 anos

  
 
 

Tsvangirai fundou o Movimento para a Mudança Democrática ASSOCIATED PRESS

 

O líder da oposição no Zimbabué, Morgan Tsvangirai, morreu esta quarta-feira. O The Guardian conta que o político lutava contra um cancro do cólon há dois anos, mas a sua condição piorou drasticamente nos últimos dias, enquanto fazia tratamentos na África do Sul. Tinha 65 anos.

A morte de Tsvangirai acontece apenas meses antes das primeiras eleições pós-Robert Mugabe, que foi afastado do poder em novembro de 2017, depois de 30 anos como presidente do Zimbabué. A doença do líder do Movimento para a Mudança Democrática foi tornada pública em 2016 e dividiu desde aí o partido. Agora, o principal partido da oposição vai ter de escolher um novo presidente e lançar a campanha contra o Zanu-PF — o partido do poder, chefiado por Emmerson Mnangagwa, o sucessor de Mugabe.

Morgan Tsvangirai era um dos fundadores do Movimento para a Mudança Democrática e o seu desaparecimento pode ter implicações imediatas. A aliança de sete partidos da oposição, formada com o simples propósito de enfrentar o Zanu-PF, pode ficar fragilizada e corre o risco de deixar de existir.

 

 

 

Em 2007, depois de ser espancado pela polícia do Zimbabué

 

 

 

O mais velho de nove filhos, Tsvangirai deixou a escola aos 16 anos para ajudar a sustentar a família. Tornou-se mineiro e rapidamente se juntou ao grupo de ativistas daquela classe, acabando por ascender aos cargos mais altos do Sindicato dos Mineiros do Zimbabué. Em 1988, foi eleito secretário-geral do Sindicato do Comércio e em 1999 fundou o Movimento para a Mudança Democrática.

Líder assumido da oposição a Robert Mugabe, esteve perto de vencer as eleições parlamentares em 2000 e as presidenciais em 2002. A política de repressão do anterior presidente do Zimbabué cimentou a reputação de Tsvangirai como um homem corajoso e persistente: em 2007, as imagens em que surge momentos depois de ser espancado pela polícia, por estar numa oração considerada ilegal, correram o mundo.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em INTERNACIONAL


Milionário japonês consegue custódia de seus 13 filhos nascidos de barrigas de aluguel na Tailândia
...


Regime venezuelano quer legislativas no mesmo dia das presidenciais antecipadas
...


Oxfam investiga 26 novos casos de abuso e assédio sexual
...


Paraguai inaugura porto para escoamento de grãos do Brasil
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE