Rondônia, - 01:07

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Papa e Erdogan pedem promoção da paz e estabilidade no Médio Oriente
Publicado Segunda-Feira, 5 de Fevereiro de 2018, às 17:56 | Fonte Observador 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=342257&codDep=67" data-text="Papa e Erdogan pedem promoção da paz e estabilidade no Médio Oriente

  
 
 

ALESSANDRO DI MEO / POOL/EPA

 

O papa Francisco e o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defenderam esta segunda-feira a “necessidade de promover a paz e estabilidade” no Médio Oriente e de respeitar os direitos humanos, anunciou a Santa Sé.

Erdogan, o primeiro Presidente turco a visitar o Vaticano em quase 60 anos, foi recebido esta manhã pelo líder da Igreja Católica, num encontro que foi muito focado no estatuto da cidade de Jerusalém e a necessidade de impulsionar a paz na região.

O papa e Erdogan sublinharam a “necessidade de promover a paz e a estabilidade na região através do diálogo e da negociação, e com respeito pelos direitos humanos e a legalidade internacional”, segundo um comunicado divulgado pelo Vaticano após a reunião, que durou 50 minutos, mais do que o habitual, já que este tipo de encontros costuma demorar cerca de meia hora.

O tema do Médio Oriente já tinha sido abordado pelos dois numa conversa telefónica e surge depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter reconhecido a Cidade Santa como capital de Israel, rompendo o consenso internacional que existia sobre esta cidade, disputada por israelitas e palestinianos.

Numa entrevista no domingo ao diário italiano “La Stampa”, o chefe de Estado turco considerou que a iniciativa de Trump é “contrária à lei internacional” e disse concordar com o papa na defesa do ‘status quo’ de Jerusalém, algo que pretendem preservar.

Durante o encontro, também foram abordadas as relações entre a Turquia e a Santa Sé, que em 2015 ficaram abaladas depois de Francisco ter aludido ao “genocídio arménio” e à situação geral do país e da comunidade de católicos que lá vive.

Sobre a mesa esteve também “o compromisso de acolher numerosos imigrantes” por parte da Turquia, que recebe muitas pessoas que fogem da guerra em países vizinhos, como a Síria, e que são acolhidas em território turco no âmbito dos controversos acordos com a União Europeia de 2016.

O Presidente turco chegou ao Vaticano com um atraso de cinco minutos, às 09:35 locais (menos uma hora em Lisboa), acompanhado por uma delegação de 16 pessoas, incluindo a sua mulher e uma filha, além de vários ministros, entre os quais o seu genro Berat Albayrak, titular da pasta da Energia.

Erdogan foi recebido na “Sala del Tronetto” do palácio apostólico por Francisco.

No final do encontro, os dois realizaram a tradicional troca de ofertas: Erdogan entregou ao papa um quadro com uma imagem panorâmica da cidade de Istambul e um baú com quatro livros, incluindo a obra “Masnevi”, do mítico poeta persa do século XIII Rumi, além de outros três com a sua história e biografia.

“Coisas místicas”, comentou o pontífice, que, por seu turno, entregou a Erdogan um medalhão de bronze que, disse, representa “um anjo da paz que estrangula o demónio da guerra” e que é “símbolo de um mundo baseado na paz e na justiça”, e ainda uma gravura da basílica de São Pedro e a sua encíclica “Laudato Si” (2015), sobre ecologia.

O chefe de Estado da Turquia também se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e de seguida visitou a basílica de São Pedro com a primeira-dama turca. A visita de Erdogan esteve protegida por um forte aparato de segurança, com as imediações cortadas ao trânsito e com controlos policiais para quem acedia a pé à área da Praça de São Pedro.

Ainda esta segunda-feira, o Presidente turco terá uma reunião com o primeiro-ministro italiano em funções, Paolo Gentiloni, e com o Presidente da República, Sergio Mattarella, encontrando-se ainda com um grupo de empresários. A sua deslocação foi criticada por grupos pró-curdos e organizações de defesa dos direitos humanos.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Dom Roque Paloschi celebra investidura de ministro do setor 04 em Porto Velho
No último domingo (18), dom Roque Paloschi presidiu celebração eucarística na paróquia São José Operário na qual foi realizada a investidura dos ministros da palavra e da eucaristia das paróquias Santa Luzia......


Instalação das placas de energia fotovoltaica na Cúria Arquidiocesana
Na manhã desta segunda-feira (19) encerrou as instalações de placas de energia solar na cúria arquidiocesana....


Cáritas Porto Velho integra o programa PANA
A cidade de Porto Velho é uma das capitais que acolherá migrantes Venezuelanos através do programa PANA. ...


Juventudes da região pastoral Ariquemes celebram o DNJ
No último domingo, dia 18 de novembro, as juventudes da região pastoral Ariquemes comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado no Centro de Tradições Gaúchas – CTG. O DNJ deste ano teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de p...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News