Rondônia, - 12:18

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Segredo revelado: presente principal para Iemanjá foi estrela do mar
Publicado Sábado, 3 de Fevereiro de 2018, às 11:15 | Fonte Correio 24 horas 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=342126&codDep=67" data-text="Segredo revelado: presente principal para Iemanjá foi estrela do mar

  
 
 

Presente principal, que era segredo guardado a sete chaves, é uma estrela do mar laranja (Foto: Betto Jr./CORREIO)

 

A espera terminou: todo o segredo que envolvia a festa religiosa de Iemanjá se encerrou com a procissão marítima que entregou o presente à Rainha do Mar. Foram centenas de embarcações de pescadores que levaram os balaios repletos de flores banhadas de alfazema e fé à Iaiá. Na oferenda principal, uma estrela-do-mar de 1,5 m de comprimento e 50 cm de largura, que foi a escolha de Iemanjá para a festa deste ano.

A procissão saiu da praia do Rio Vermelho aplaudida de pé por todos os devotos. Além de palmas, gritos, fotos, choros e a convicção de que Iemanjá irá ouvir a todos os desejos ali realizados. Teve quem entregasse a oferenda diretamente na praia, teve quem pegasse uma embarcação para entregar mais próximo e aqueles que entregaram diretamente no caramanchão, local em que os presentes foram recolhidos para serem jogados ao mar.

Desde o dia 1º, o caramanchão está disponível para devotos no Rio Vermelho, ao lado da Casa de Iemanjá, como em todos os anos. É nele que milhares de pessoas - que esperaram na fila quilométrica espalhada pela Rua da Paciência - depositaram seus presentes e suas fés.

 

 

 

 

Foto: Betto Jr./CORREIO

 

 

 

Escolha
A estrela do mar foi oferecida pela babalorixá Jacira de Obaluaê, do terreiro Ilê Axé Jibayê, em Itinga, com o apoio dos pescadores, que realizaram uma pesquisa prévia sobre os presentes a Iemanjá e perceberam que uma estrela do mar nunca havia sido ofertada. Em um jogo de búzios, a Rainha do Mar escolheu a primeira opção apresentada, a estrela-do-mar.

Logo atrás do caramanchão, onde o presente estava disposto, um ritual estava sendo realizado por membros do terreiro Ilê Axé Jibayê. Nele, todos os orixás estavam sendo cultuados. Com o som dos tambores no fundo e a fé em alta, tinha até mesmo aqueles que incorporavam as entidades no meio do balcão. Tudo isso para reverenciar a Orixá “de mais perto”.

Isso porque os presentes foram entregues pela procissão especificamente no Buraco de Iaiá, local a 7,5 km da costa que abriga uma lenda urbana. "Lá é a casa em que Iemanjá mora. É a morada dela. Então nós não podemos jogar em outros lugares, tem que ser lá. E é no Buraco de Iaiá que o presente é entregue há 95 anos", contou a babalorixá Jacira de Obaluaê.

 

 

 

 

Pouco depois das 16h as embarcações estavam na água (Foto: Leitor CORREIO)

 

 

 

 

A espera na fila para depositar as flores nos balaios espalhados no caramanchão e a importância de realizar a entrega das ofertas à Iemanjá no local é explicada pelo babaquequê do terreiro Ilê Axé Jibayê, Jaime Dias. “Na praia as pessoas muitas vezes estão bebendo e acabam não respeitando tanto a celebração, aqui nós temos um compromisso muito grande com a Orixá, fora a entrega no local sagrado", disse.

Presidente da Colônia de Pescadores Z1 - responsável pela procissão marítima - desde 2009, Marcos Antônio Chaves, conhecido como Branco, afirmou que além do comprometimento com a Orixá, a Colônia tem uma responsabilidade muito grande com os devotos de Iemanjá. "A cada presente, aumenta a responsabilidade com ela e com o povo exponencialmente. Nós queremos ofertar conforto e comodidade para todos os devotos de Iemanjá", disse.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Juventudes da região pastoral Ariquemes celebram o DNJ
No último domingo, dia 18 de novembro, as juventudes da região pastoral Ariquemes comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado no Centro de Tradições Gaúchas – CTG. O DNJ deste ano teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de p...


Apib entrega carta ao governo de transição cobrando respeito e a garantia dos direitos fundamentais
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entregou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, uma carta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. ...


Agentes da Pastoral Carcerária participam de retiro com o tema: Gaudete Et Exsultate – Alegrai-vos e Exultai
No mês de outubro, agentes da pastoral carcerária participaram de retiro com a temática: Gaudete Et Exsultate – Alegrai-vos e Exultai, a encíclica do papa Francisco sobre o chamado a santidade....


Pastoral carcerária realiza momento de confraternização e convivência nos presídios
Padre Juquinha, os seminaristas Leandro e Dediel, e Rita realizaram no último mês nos presídios Urso Branco e Milton Soares de Carvalho – 470, celebração eucarística e confraternização com os encarcerados. ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News