Rondônia, - 01:07

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Papa diz que corrupção é vírus que ataca povos e democracias da América Latina
Publicado Sábado, 20 de Janeiro de 2018, às 11:53 | Fonte Observador 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341414&codDep=67" data-text="Papa diz que corrupção é vírus que ataca povos e democracias da América Latina

  
 
 

LUCA ZENNARO/EPA

 

O papa Francisco afirmou na sexta-feira que a corrupção é um “vírus social” que ataca os povos e as democracias da América Latina perante a classe política do Peru, atingida com os escândalos relacionados com a construtora brasileira Odebrecht.

“Corrupção, quanto mal faz aos nossos povos latino-americanos e às democracias deste abençoado continente esse vírus social, um fenómeno que infeta tudo, sendo os pobres e a mãe terra os mais prejudicados”, afirmou o papa no Palácio do Governo de Lima.

Francisco discursava perante o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e grande parte da classe política e dirigente do país, que assistiu à sua alocução sem se poder dele aproximar.

Após visitar a cidade da Amazónia Puerto Maldonado, onde se reuniu com representantes de povos indígenas, o chefe de Estado do Vaticano garantiu que o Peru é terra de esperança, mas advertiu que “sobre essa esperança há uma sombra, paira uma ameaça”.

“Nunca a Humanidade teve tanto poder sobre si mesma e nada garante que o vá utilizar bem, sobretudo se se considerar o modo como o está a fazer”, referiu Francisco, lamentando a forma como se está a despojar a terra dos seus recursos naturais sem os quais “não é possível nenhuma forma de vida”.

O papa declarou que para se lutar contra o “flagelo social” da corrupção é necessária uma “maior cultura de transparência entre entidades públicas, setor privado e sociedade civil”, sem excluir as instituições da igreja, exortando ao empenhamento para dar à população “a segurança” de que o Peru é um país “de esperança e oportunidade para todos e não só para alguns”.

O presidente do Peru pediu a Francisco que dê ao país “um impulso para a paz e diálogo”, numa alusão à crise política que afetou o seu governo desde que enfrentou uma tentativa de destituição e indultou o ex-chefe de Estado Fujimori.

Após participar neste ato, o papa reuniu-se com Pedro Pablo Kuczynski e depois deslocou-se para a Igreja de São Pedro, localizada a pouca distância do Palácio do Governo, para se encontrar com membros da Companhia de Jesus, a que pertence.

Este sábado Francisco é esperado na cidade de Trujillo, na costa norte do país.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Dom Roque Paloschi celebra investidura de ministro do setor 04 em Porto Velho
No último domingo (18), dom Roque Paloschi presidiu celebração eucarística na paróquia São José Operário na qual foi realizada a investidura dos ministros da palavra e da eucaristia das paróquias Santa Luzia......


Instalação das placas de energia fotovoltaica na Cúria Arquidiocesana
Na manhã desta segunda-feira (19) encerrou as instalações de placas de energia solar na cúria arquidiocesana....


Cáritas Porto Velho integra o programa PANA
A cidade de Porto Velho é uma das capitais que acolherá migrantes Venezuelanos através do programa PANA. ...


Juventudes da região pastoral Ariquemes celebram o DNJ
No último domingo, dia 18 de novembro, as juventudes da região pastoral Ariquemes comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado no Centro de Tradições Gaúchas – CTG. O DNJ deste ano teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de p...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News