Rondônia, - 11:54

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Papa Francisco se despede do Chile com missa em cidade de imigrantes
Publicado Sábado, 20 de Janeiro de 2018, às 11:12 | Fonte Do G1 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341398&codDep=67" data-text="Papa Francisco se despede do Chile com missa em cidade de imigrantes

  
 
 

Papa Francisco celebra sua terceira missa e casamento no Chile

 

O Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (18) sua 3ª missa no Chile, desta vez em Playa Lobitos, na cidade de Iquique, última etapa de sua visita ao país.

Por sua localização, no norte do país, a 1,8 mil km de Santiago, Iquique é uma cidade de imigrantes, um dos temas centrais da 6ª visita do Papa à América Latina. Francisco disse que o local abriga povos de diferentes culturas e alertou para situações de exploração e injustiça.

 

 

 

 

Papa Francisco celebra missa nesta quinta-feira (18) em Playa Lobito, no Chile (Foto: Rodrigo Garrido/Reuters)

Papa Francisco celebra missa nesta quinta-feira (18) em Playa Lobito, no Chile (Foto: Rodrigo Garrido/Reuters)

 

 

 

O Chile é um país que recebe muitos imigrantes, principalmente por sua fronteira norte, por onde há um intenso e irregular ingresso de estrangeiros provenientes da Colômbia, do Haiti, da República Dominicana e do Equador, segundo a France Presse.

Mais de meio milhão de estrangeiros vive, atualmente, no Chile em situação legal, segundo dados oficiais, ou seja, 3% da população de 17,5 milhões. De acordo com números divulgados pela imprensa local, apenas no ano passado cerca de 105 mil haitianos e mais de 100 mil venezuelanos chegaram ao território.

Acidente com policial

À caminho para a missa, o Papa desfilou no Papamóvel por ruas de Iquique saudando fiéis. No trajeto, Francisco desceu do Papamóvel para ajudar uma policial que caiu do cavalo em que estava quando passou ao lado do pontífice.

 

 

 

 

Resultado de imagem para Papa Francisco se despede do Chile com missa em cidade de imigrantes

Papa para comboio após policial cair de cavalo no Chile

 

 

 

 

O animal se assustou com a chegada do veículo papal e jogou a agente no chão. Ao perceber o ocorrido, Francisco mandou parar o papamóvel, desceu para saber se ela tinha se machucado e esperou ao lado dela até a chegada de uma ambulância.

Os membros das forças de segurança se aproximaram para a ajudar a policial, e o pontífice ficou ao lado dela durante o atendimento. O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, explicou que a agente estava consciente e recebeu palavras de consolo de Francisco.

 

 

 

 

Papa Francisco desceu do Papamóvel em Iquique para falar com policial que caiu ao cavalo (Foto: HO/Comissão Nacioanl para a visita do Papa e canais chilenos/AFP)

Papa Francisco desceu do Papamóvel em Iquique para falar com policial que caiu ao cavalo (Foto: HO/Comissão Nacioanl para a visita do Papa e canais chilenos/AFP)

 

 

 

 

No voo que o levou de Santiago até Iquique, o Papa Francisco fez o casamento de um casal de comissários de bordo.

 

 

 

Comissários de bordo se beijam após Papa Francisco celebrar o casamento durante voo no Chile, nesta quinta-feira (18)  (Foto: Vincenzo Pinto /Reuters)

Comissários de bordo se beijam após Papa Francisco celebrar o casamento durante voo no Chile, nesta quinta-feira (18) (Foto: Vincenzo Pinto /Reuters)

 

 

 

 

Encontro com vítimas da ditadura

Depois da missa, o santo padre terá um encontro com vítimas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e entronizará uma imagem de Maria, que está localizada em La Tirana, a 70 km de Iquique, como "rainha e mãe" do Chile.

Ao contrário de outros países visitados na região em suas cinco viagens anteriores, a do Chile não foi das mais fáceis. O Papa encontrou um país hostil à Igreja católica da América Latina, com uma secularização crescente e malvista pelos abusos sexuais do clero em relação a menores de idade, segundo a France Presse.

 

 

 

 

Papa chega no Papamóvel para celebrar missa nesta quinta-feira (18) em Iquique, no Chile (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

Papa chega no Papamóvel para celebrar missa nesta quinta-feira (18) em Iquique, no Chile (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

 

 

 

Na terça-feira (16), durante seu 1º compromisso oficial na visita ao Chile, o papa disse que é “justo pedir perdão” e que sente “dor e vergonha”diante do “dano irreparável” causado às crianças vítimas de abusos sexuais. Ele também se encontrou com vítimas de abuso sexual cometido por sacerdotes católicos.

Na quarta-feira (17), horas antes da chegada do papa a Temuco (800 km ao sul de Santiago), foram registrados ataques com artefatos incendiários a templos católicos e a três helicópteros de empresas florestais na região de Araucanía, no sul do país.

Segunda etapa da viagem: Peru

Em seguida, Francisco partirá para a segunda etapa de sua viagem, o Peru, onde permanecerá três dias e visitará Puerto Maldonado, em plena Amazônia, Trujillo e Lima.

O Peru, o pontífice terá a oportunidade de venerar as relíquias de seus santos favoritos no domingo (21), na Catedral de Lima, um dia depois de prestar tributo a três sacerdotes - dois poloneses e um italiano -, assassinados pela guerrilha maoísta do Sendero Luminoso.

San Martín de Porres (1579-1639), o frade dominicano negro representado com uma escova na mão como símbolo de humildade, é um dos santos favoritos do Papa, segundo o padre jesuíta Ernesto Cavassa, reitor da Universidade Antonio Ruiz de Montoya.

Já Toribio de Mogrovejo (1538-1606) seria o santo mais admirado por Francisco, por sua dedicação total à missão pastoral. O Papa venerará ainda as relíquias de Santa Rosa de Lima (1586-1617).

Além disso, será presenteado com um arco e flecha por uma comunidade indígena do Peru, que pedirá ao Papa que os defenda e os ajude a reclamar junto ao governo peruano as terras ancestrais de que foram despojados.

A tribo Ese Eja Palma Real é uma comunidade de 230 habitantes. O acesso a ela é feito por uma viagem de duas horas em barco pelo Amazonas, partindo da cidade de Puerto Maldonado, no sudeste do país. É nessa localidade que o Papa se reúne, nesta sexta-feira (19), com 3.500 indígenas peruanos, brasileiros e bolivianos.

Segundo a agência Efe, uma igreja na região Arequipa, no sul do país e que não está na agenda de Francisco, foi incendiada. No início da manhã, guardas municipais notaram que a porta da Igreja de Nossa Senhora del Carmen, no distrito José Luis Bustamante, estava pegando fogo, de acordo com a "RPP Noticias". Os agentes acionaram o Corpo de Bombeiros e advertiram que as chamas poderiam ter começado depois que algumas pessoas lançaram um pano embebido em combustível na direção do templo.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Juventudes da região pastoral Ariquemes celebram o DNJ
No último domingo, dia 18 de novembro, as juventudes da região pastoral Ariquemes comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado no Centro de Tradições Gaúchas – CTG. O DNJ deste ano teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de p...


Apib entrega carta ao governo de transição cobrando respeito e a garantia dos direitos fundamentais
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entregou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, uma carta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. ...


Agentes da Pastoral Carcerária participam de retiro com o tema: Gaudete Et Exsultate – Alegrai-vos e Exultai
No mês de outubro, agentes da pastoral carcerária participaram de retiro com a temática: Gaudete Et Exsultate – Alegrai-vos e Exultai, a encíclica do papa Francisco sobre o chamado a santidade....


Pastoral carcerária realiza momento de confraternização e convivência nos presídios
Padre Juquinha, os seminaristas Leandro e Dediel, e Rita realizaram no último mês nos presídios Urso Branco e Milton Soares de Carvalho – 470, celebração eucarística e confraternização com os encarcerados. ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News