Rondônia, - 19:53

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Com excesso de água, Usina de Itaipu abre as três calhas do vertedouro;
Publicado Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2018, às 09:16 | Fonte Do G1 PR 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341261&codDep=30" data-text="Com excesso de água, Usina de Itaipu abre as três calhas do vertedouro;

  
 
 

Turistas aproveitam para registrar cena rara com as 14 comportas do vertedouro de Itaipu abertas (Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional)

 

Com o excesso de água no reservatório, a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, abriu as três calhas do vertedouro neste domingo (14). 

Pela manhã, a vazão escoada se aproximou dos 6 milhões de litros por segundo, o equivalente ao volume de quatro Cataratas do Iguaçu. No sábado (14), havia chegado a três vezes.

A cena rara com as 14 comportas abertas não era registrada desde junho de 2016 e é resultado da grande quantidade de chuvas na Bacia do Rio Paraná, que compreende os estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

A direção da hidrelétrica reforça que o escoado pelo vertedouro é o excedente de água não usado na produção de energia, que já é 8,5% maior que o acumulado nas duas primeiras semanas de janeiro de 2017.

Desde o dia 1º, Itaipu produziu 4.181.704 megawatts-hora (MWh), contra os 3.862.829 MWh no mesmo período do ano passado.

Ainda segundo a binacional, um dos principais fatores que favorecem o aumento da produção de Itaipu, além da situação hidrológica, é a retomada do crescimento da economia no Brasil, que gera maior demanda por eletricidade, principalmente do setor industrial.

Para segunda-feira (15), a previsão é que apenas uma das três calhas permaneça aberta, o que vem ocorrendo desde o dia 30 de dezembro de 2017.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em NACIONAL


Vale deu remédio vencido para animais em Brumadinho, diz Ibama
Mineradora diz que nenhuma animal foi tratado com medicação vencida...


Marcos Rogério propõe mais fiscalização em barragens para evitar acidentes como Brumadinho
Não há dinheiro que traga de volta quem se foi; não há pagamento que alivie a dor de quem perdeu um ente querido......


PF desarticula contrabandistas de cigarro no Pará
A Polícia Federal deflagrou hoje (31) a Operação Alcatrão, com o objetivo de desarticular associação criminosa responsável pela aquisição e distribuição de cigarros contrabandeados nos municípios paraenses de Altamira e Vitória do Xingu....


Agricultura e Meio Ambiente nunca divergiram em meu governo, diz Temer
O presidente Michel Temer afirmou na noite de hoje (30) que os setores da agricultura e meio ambiente nunca divergiram em seu governo. ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News