Rondônia, - 00:50

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Papa Francisco inicia sexta viagem à América Latina
Publicado Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2018, às 08:40 | Fonte Revista Exame 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341256&codDep=67" data-text="Papa Francisco inicia sexta viagem à América Latina

  
 
 

Papa Francisco: líder católico já visitou Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Cuba, México e Colômbia ao longo de seus cinco anos de atuação

 

O papa Francisco inicia nesta segunda-feira sua sexta viagem pela América Latina. O roteiro, que vai contar com passagem por Chile e Peru, se estende até o dia 21 de janeiro.

Mais uma vez, a Argentina, país natal do pontífice, vai ficar de fora do percurso. Há quem diga que o primeiro papa latino-americano da história não quer que sua mensagem seja confundida com intervenção política em seu país.

Dos países da América Latina, o papa já visitou Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Cuba, México e Colômbia ao longo de seus cinco anos de atuação.

Agora, assim que aterrissar no Chile, será recebido pela presidente Michelle Bachelet. A primeira missa dele no país, intitulada Missa pela Paz e pela Justiça, será celebrada na terça. Depois, o papa faz sua primeira visita a uma penitenciária feminina.

No dia 17, o papa Francisco realiza um encontro com indígenas da etnia mapuche, que reivindicam politicamente a demarcação de suas terras e entram constantemente em conflito com o poder público.

No Peru, para onde segue no dia 18, também realizará encontros com povos indígenas da região amazônica, em Puerto Maldonado, região marcada pela pobreza e exploração das comunidades.

Em sua viagem, o papa segue confirmando seu lugar como defensor dos oprimidos e excluídos, num momento conturbado para a política dos dois países.

No Chile, o momento é de transição: em março, Bachelet passa o comando para o seu opositor de centro-direita Sebastián Piñera, empresário bilionário que será presidente pela segunda vez.

No Peru, protestos têm tomado as ruas desde que o presidente Pedro Paulo Kuczynski foi acusado de envolvimento em esquema de corrupção e desde que concedeu indulto humanitário a Alberto Fujimori, ex-ditador preso pelos massacres cometidos durante seu governo.

A visita do papa será importante para lembrar que os políticos passam, mas os desafios ficam.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


31 de Janeiro: Dia de São João Bosco, fundador dos Salesianos
Esta data é comumente celebrada pela igreja cristã católica, que homenageia o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília....


Papa no Panamá para Jornada Mundial da Juventude
Há mais de 35 anos que nenhum papa pisava o solo do Panamá. Francisco está de visita ao país por cinco dias para celebrar a Jornada Mundial da Juventude....


Povo de Deus celebra encerramento do ano do laicato em Porto Velho
No último domingo (25), solenidade de Cristo Rei, em Porto Velho foi realizada uma caminhada para celebrar o dia do leigo e encerramento do ano do laicato....


Apib entrega carta ao governo de transição cobrando respeito e a garantia dos direitos fundamentais
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entregou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, uma carta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News