Rondônia, - 00:06

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Governo apresenta regime de colaboração educacional com os municípios ao MP/AP
Publicado Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018, às 09:18 | Fonte Governo do Amapá 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341159&codDep=71" data-text="Governo apresenta regime de colaboração educacional com os municípios ao MP/AP

  
 
 

Foto: Pedro Gomes

Programa foi apresentado nesta quarta-feira, 10.

 

Com o objetivo de melhorar a gestão dos processos e recursos da administração municipal e estadual, o Governo do Amapá lançará no dia 16 de janeiro o Regime de Colaboração do Estado, denominado “Colabora Amapá”. A parceria ocorrerá entre as administrações municipais e o governo estadual, em diversos eixos como: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, sendo a Educação o carro chefe do programa.

O Colabora Amapá Educação foi apresentado nesta quarta-feira, 10, ao Ministério Público do Estado Estadual (MP/AP), na Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá. A iniciativa busca garantir mais qualidade na educação amapaense com apoio técnico do Estado aos municípios a fim de melhorar a educação como um todo refletindo, inclusive, positivamente nas avaliações educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São objetivos do regime: estabelecer processo de cooperação recíproca entre os entes federativos e organizações da sociedade civil organizada afins; otimizar a  aplicação  de recursos,  através  de cooperação  recíproca,  com  recursos  humanos,  infraestrutura, repasse  de tecnologias,   metodologias,   recursos   financeiros,   materiais didáticos/pedagógicos e   transporte escolar.

Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, “o Colabora Amapá será um marco divisor no ensino amapaense como política pública que visa trabalhar o segmento de maneira integral”.

O promotor de Justiça de Defesa da Educação do Ministério Público do Amapá (MP/AP), Roberto Álvares, reconheceu a importância do programa e também irá acompanhar, entre os demais órgãos fiscalizadores, todas as etapas de implantação e execução do programa a fim de colaborar com o sucesso da iniciativa.

Programa de Aprendizagem no Amapá

Mesmo antes do lançamento oficial, o Colabora Amapá Educação já está dando resultados com o Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap). Lançado em junho de 2017 pelo Governo do Amapá, em parceria com o Governo do Ceará, o programa segue a metodologia utilizada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) do governo cearense. Nele, são apoiadas ações que fomentam a aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano, assegurando que eles ingressem mais bem preparados no ensino médio.

Diálogo

O Colabora Amapá Educação é uma iniciativa da Secretaria de Educação cujo objetivo é implantar e implementar o Regime de Colaboração da Educação no Estado, assunto discutido desde abril de 2017 com os entes envolvidos. Nos dias 12 e 15 de janeiro, o programa também será alinhado com os secretários municipais de Educação e com os prefeitos de cada município, respectivamente.

Previsão legal

O regime de colaboração é uma previsão legal da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, do Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/14, do Plano Estadual de Educação do Amapá, Lei nº 1.907/15 e dos Planos Municipais de Educação.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Região Norte


Operação Hospitator apura fraudes em licitações no Pará
Receita Federal, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal deflagraram no dia (20) a Operação Hospitator, com o objetivo de apurar fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos das áreas d...


TCU libera instalação de pontos de internet na fronteira com Venezuela
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou no dia (19) a Telebras a ativar 98 pontos para acesso à internet banda larga na fronteira do Brasil com a Venezuela. ...


Consideradas extintas na RMB, ararajubas são soltas no Parque Utinga
As aves não eram avistadas na Região Metropolitana de Belém a mais de 60 anos....


MPF: declaração de posse da Terra Indígena Kaxuyana/Tunayana é garantia de direitos
Portaria de declaração de posse permanente a nove povos indígenas no Pará e Amazonas foi publicada nesta quinta-feira (20)...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM