Rondônia, - 11:52
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Espiritualidade e religião
Igreja de Edir Macedo acusada de tráfico internacional de crianças em Portugal
Publicado Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2017, às 10:03 | Fonte Aleteia 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=340266&codDep=67" data-text="Igreja de Edir Macedo acusada de tráfico internacional de crianças em Portugal

  
 
 

Captura de Vídeo - CanalOficialTVI - YouTube

 

Começou a ser transmitida em Portugal na semana passada uma série de dez reportagens chamada “O Segredo dos Deuses“, dentro do telejornal de horário nobre do canal TVI, o “Jornal das 8“. A primeira reportagem obteve o pico de audiência do dia no país, dando à emissora uma larga vantagem em relação a canais portugueses tradicionais como a RTP e a SIC.

Mas que reportagens são essas?

Trata-se de um escândalo que envolve acusações gravíssimas contra a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada no Brasil por Edir Macedo.

Após sete meses de intensa investigação conduzida pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França, a emissora apresentou a denúncia de que várias crianças teriam sido roubadas de suas mães na década de 1990 por meio de um lar ilegal pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus. Em outras palavras: a organização é acusada de ter atuado como uma rede internacional de tráfico de crianças.

De acordo com a investigação jornalística, os menores eram entregues no Lar Universal por famílias em dificuldades financeiras, sem o conhecimento nem a aprovação da Justiça portuguesa. As crianças eram então levadas para fora de Portugal e adotadas por bispos e pastores da denominação, desvinculadas de suas famílias biológicas e transferidas principalmente para o Brasil e os Estados Unidos.

As reportagens informaram que até mesmo os netos adotivos de Edir Macedo foram retirados do Lar Universal e vivem agora como filhos de suas duas filhas. A TVI entrevistou a suposta mãe dos jovens, que diz ter sido vítima de um complô.

Somente hoje, vinte anos depois dos fatos, é que muitas mães foram identificadas pelas repórteres e finalmente puderam ser ouvidas. Para elas, os seus filhos foram roubados.

O Lar Universal foi aberto em 1994 e funcionou de forma ilegal até 2001. Dez anos depois, fechou as portas devido à crise econômica em Portugal.

O primeiro episódio da série de reportagens pode ser assistido no canal oficial da TVI no YouTube. Eis o vídeo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta

De acordo com a rede francesa RFI, que é um dos principais veículos informativos de abrangência internacional, a Igreja Universal negou as acusações e declarou que a denúncia seria fruto de “campanha difamatória”. A entidade alega que as reportagens se basearam no falso depoimento do ex-bispo Alfredo Paulo, que teria sido expulso da Igreja Universal. Em vídeo divulgado no canal oficial da organização no YouTube, os netos de Edir Macedo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, hoje adultos, negam ter sido raptados e afirmam que a Santa Casa de Misericórdia e a justiça portuguesa autorizaram a sua adoção.

Mais polêmicas

Enquanto isso, no Brasil, a Record TV, emissora pertencente a Edir Macedo, está preocupada com o fracasso da sua telenovela “Apocalipse“, focada em atacar a Igreja Católica e em associá-la ostensivamente ao Anticristo:

A organização de Edir Macedo coleciona outras acusações em seu currículo. Uma das mais retumbantes, censurada no Brasil, vem da autobiografia do ex-pastor Mário Justino, a respeito da qual os leitores interessados podem ler a seguinte matéria:

 

 

 

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Presidente da Igreja Mórmon Thomas Monson morre aos 90 anos
...


Cardeal Bernard Law, envolvido em escândalo de pedofilia nos EUA, morre em Roma
...


Papa Francisco inicia sexta viagem à América Latina
...


Papa deseja futuro de paz para 2018
...

 

::: Publicidade :::

a



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE