Rondônia, - 07:54

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Economia
Contas públicas do Acre estão entre as mais equilibradas do Brasil
Publicado Quinta-Feira, 7 de Dezembro de 2017, às 17:49 | Fonte Governo do Acre 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339764&codDep=71" data-text="Contas públicas do Acre estão entre as mais equilibradas do Brasil

  
 
 

Mesmo com a crise financeira, Acre tem contratado novos servidores e mantido o pagamento em dia (Foto: Thiago Bezerra/SEE)

 

De acordo com dados do Tesouro Nacional divulgados nesta quarta-feira, 6, o Acre se mantém em segundo lugar no ranking de equilíbrio fiscal do país, alcançando pelo quarto ano consecutivo a nota “B” na avaliação, que examina a estabilidade das contas públicas.

As notas de capacidade de pagamento de Estados obedecem à nova metodologia do Tesouro Nacional, que combina três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez.

O rating (notas de crédito) confirma a solidez e a eficiência da gestão do governo de Tião Viana, pois, de acordo com os novos critérios do Tesouro, apenas os estados que recebem nota “A” ou “B” têm acesso a empréstimos da União.

O período de bons resultados alcançados pelo Estado acreano (2014-17) é fruto de uma gestão que, em meio à crise financeira que o país enfrenta, valorizou o serviço público, com o pagamento de salários e do 13º em dia, reajustes salariais e a contratação de novos servidores.

Além disso, apostou numa diversificação da cadeia produtiva regional, concedendo investimentos para dar alternativas financeiras aos pequenos e grandes produtores, o que fortaleceu a economia nesse período.

Economia verde

Localizado na Região Norte do país, o Acre tem superado uma das maiores crises econômicas, com investimentos direcionados para o setor produtivo e expansão da área industrial, ao mesmo tempo que reduz o desmatamento ilegal, como aponta o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) – diminuição de 34% do desmate no estado.

 

 

 

 

Estado garantiu investimentos para o fortalecimento de uma economia de baixo carbono (Foto: Arquivo Secom)

 

 

 

O resultado do rating do Tesouro Nacional confirma estudos recém-divulgados por outros órgãos. Em novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classificou o Acre como o quarto estado com maior crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB).

No estudo, o Acre apresenta o aumento de 81,2% de sua economia entre 2002 e 2015. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada localidade, durante um período específico. E é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Região Norte


Governo reforça segurança com mais 141 novos delegados de Polícia Civil
“Hoje finalizamos todas as etapas do concurso público, mas começamos outra, que é o trabalho efetivo dos novos policiais que irão reforçar a segurança pública em todo o Estado”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, durante a ...


Galeria do Largo recebe Fórum Permanente de Artes Visuais
Discutir demandas, soluções e planejar atividades artísticas para 2018 estão na pauta da reunião aberta do Fórum Permanente de Artes Visuais (FPVAM), que será realizada nesta quarta-feira (28/03), às 19h, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo...


Fiscalização de trânsito na ponte Rio Negro termina com mais de 50 motoristas autuados e um adolescente apreendido por dirigir motocicleta irregularmente
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) autuou mais de 50 motoristas na manhã desta terça-feira (20/02) durante blitz comandada pelo Núcleo Especializado em Operações e Fiscalização Trânsito (NEOT) na cabeceira da ponte Jornalis...


Parceria entre Estado e Ufac proporciona orientação nutricional aos servidores
Uma alimentação saudável e balanceada pode evitar uma série de doenças....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM