Rondônia, - 07:58

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Caesa apresenta projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água em Calçoene
Publicado Quinta-Feira, 7 de Dezembro de 2017, às 17:39 | Fonte Governo do Amapá 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339758&codDep=71" data-text="Caesa apresenta projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água em Calçoene

  
 
 

Foto: Cássio Albuquerque

Caberá ao município fazer a busca deste valor, através de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

 

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou nesta quarta-feira, 6, a apresentação do projeto de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água do município de Calçoene, durante uma sessão realizada na Câmara de Vereadores da cidade. A conclusão deste projeto é resultado de tratativas realizadas entre a companhia, Prefeitura de Calçoene, Ministério Público e a comunidade, através de audiências públicas e reuniões realizadas ao longo do ano. 

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, destacou o compromisso do Governo do Estado em investir nos municípios, através das parcerias com as prefeituras.

"Todo o projeto foi debatido com as autoridades locais e com os moradores. O governo entende que o investimento em saneamento impacta na economia e em saúde. E a partir da execução desta obra a população de Calçoene terá uma água bem tratada e uma melhora na qualidade de vida", frisou.

De acordo com o projeto, o sistema será formado pela estação de captação, estação de tratamento e reservação. A obra visa universalizar o fornecimento de água em toda a área urbana e oferecer o serviço 24 horas. Atualmente, sete, de oito bairros, são contemplados de forma parcial pela companhia, com o fornecimento 12 horas por dia. A população da cidade é de 14.333 habitantes.

Para ampliar o serviço, o chefe do Núcleo de Sistemas do Interior, engenheiro João Batista Gomes, explicou que um dos pontos que serão melhorados é a captação. O engenheiro informou que, no projeto, a nova captação será construída 200 metros à direita da Ponte Sete Ilhas, no sentido Macapá-Oiapoque. A estrutura será composta por três bombas, com capacidade de 40 cv.

"A capacidade de vazão será de 300 metros cúbicos por hora, que melhora consideravelmente a qualidade de distribuição da água, chegando assim em bairros que hoje não são atendidos. Essa estrutura foi projetada para atender 100% da população até 2040", explicou.

A nova estação de tratamento será construída a 360 metros da margem do rio e será formada por dois módulos de tratamento, casa de química, e de dois reservatórios com capacidade de 800 metros cúbicos.

Além da construção do sistema, o projeto prevê a expansão de seis quilômetros da rede de distribuição de água no município. No total, o projeto está orçado em R$ 10,5 milhões.

Caberá ao município fazer a busca deste valor, através de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante, informou que a partir da finalização do projeto, estas tratativas serão agilizadas.

"O trabalho realizado pela Caesa foi essencial para que possamos avançar na busca deste recurso junto ao governo federal. Nossa expectativa é conseguirmos ainda no início de 2018", frisou.

A promotora de Justiça de Calçoene, Christie Girão, falou sobre o papel dos órgãos envolvidos neste processo e reconheceu a atuação da Caesa na elaboração do projeto.

"Hoje, demos o passo inicial com a entrega do projeto e agora vamos acompanhar o processo de captação de recursos, que será feito pela prefeitura, para que essa obra inicie e melhore o serviço prestado a população", concluiu.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Região Norte


Governo reforça segurança com mais 141 novos delegados de Polícia Civil
“Hoje finalizamos todas as etapas do concurso público, mas começamos outra, que é o trabalho efetivo dos novos policiais que irão reforçar a segurança pública em todo o Estado”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, durante a ...


Galeria do Largo recebe Fórum Permanente de Artes Visuais
Discutir demandas, soluções e planejar atividades artísticas para 2018 estão na pauta da reunião aberta do Fórum Permanente de Artes Visuais (FPVAM), que será realizada nesta quarta-feira (28/03), às 19h, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo...


Fiscalização de trânsito na ponte Rio Negro termina com mais de 50 motoristas autuados e um adolescente apreendido por dirigir motocicleta irregularmente
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) autuou mais de 50 motoristas na manhã desta terça-feira (20/02) durante blitz comandada pelo Núcleo Especializado em Operações e Fiscalização Trânsito (NEOT) na cabeceira da ponte Jornalis...


Parceria entre Estado e Ufac proporciona orientação nutricional aos servidores
Uma alimentação saudável e balanceada pode evitar uma série de doenças....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM