Rondônia, - 14:32

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
CAPACITAÇÃO
Agentes penitenciários aprendem operar tornozeleiras eletrônicas
Publicado Quinta-Feira, 7 de Dezembro de 2017, às 16:47 | Fonte Governo de Roraima 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339739&codDep=71" data-text="Agentes penitenciários aprendem operar tornozeleiras eletrônicas

  
 
 

Fotos: Fernando Oliveira

WESLEY OLIVEIRA

 

Na busca por soluções que possam trazer melhorias e desafogar o sistema prisional do Estado, teve início nesta quarta feira, dia 6, na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) o curso de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas. A capacitação tem duração de três dias e encerra na sexta-feira, dia 8.

A ação está sendo desenvolvida pelo Governo de Roraima por meio da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) e vai capacitar e certificar os agentes que atuam diretamente com os presos.

Na primeira etapa participam do curso 21 agentes penitenciários, com previsão para a realização de mais duas etapas a cada três meses, totalizando 60 agentes treinados.

Os equipamentos utilizam tecnologias via GPS (Sistema de Posicionamento Global) e transmitem as informações por meio de celular com a ‘rede de dados’ para os servidores que conseguem identificar a localização do monitorado.

Segundo o analista de desenvolvimento do curso, José Alberi Fortes Junior, com a ferramenta, os usuários poderão colocar em prática a teoria de mecanismo e manuseios dos equipamentos perante aos usuários. “O sistema de monitoramento é bastante complexo e o treinamento veio para ajudar aos usuários que irão manusear o sistema de monitoramento a identificar qualquer tipo de violação”, explicou Alberi.

Ansioso para colocar em práticas os conhecimentos adquiridos durante o curso, o agente penitenciário Emerson Granjeiro disse que o treinamento é interessante e proveitoso, e, além disso, veio para contribuir com sistema carcerário do Estado de Roraima.

“É uma excelente oportunidade de aprimoramento do conhecimento. Essa ferramenta veio pra somar, levando em consideração o desafogamento do sistema prisional aqui do Estado. Esses equipamentos facilitam no monitoramento dos reeducando”, ressaltou Granjeiro.

INVESTIMENTO – Fornecidos pela empresa Spacecom Monitoramento, por meio de licitação, foram disponibilizadas 125 tornozeleiras com o custo de R$ 192 o aluguel mensal, totalizando R$ 288 mil por ano. A previsão é que o sistema comece a funcionar em até 15 dias.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Região Norte


Ministério da Saúde quer vacinação obrigatória para venezuelanos
Medida deve valer para todos que entrarem no Brasil...


Boto-cor-de-rosa é salvo após ficar preso em rede de pesca na Amazônia
“Subindo” no mesmo lugar em cima de uma malhadeira (tipo de rede de pesca), uma fêmea de boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) foi avistada por pesquisadores do Instituto Mamirauá. ...


Ministério Público propõe TAC para governo do Pará e Hydro Alunorte
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Pará apresentaram, nesta semana, uma proposta de termo de ajustamento de conduta (TAC) para o governo do Pará e para a empresa Hydro Alunorte....


Operação destrói pista de pouso e acampamento de garimpeiros no interior de Roraima
Militares também apreenderam maquinário, gasolina e munições. Apreensão foi durante a operação Curare IX....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM