Rondônia, - 06:16
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Notebooks para escolas indígenas
Ezequiel Júnior visita aldeias e anuncia entrega de notebooks para escolas indígenas
O deputado Ezequiel Júnior (PRB) visitou diversas aldeias em Cacoal, Alta Floresta e São Francisco, constatando como vivem os índios da região.
Publicado Quinta-Feira, 7 de Dezembro de 2017, às 16:23 | Fonte Ale - Ascom 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339731&codDep=53" data-text="Ezequiel Júnior visita aldeias e anuncia entrega de notebooks para escolas indígenas

  
 
 

 

O deputado Ezequiel Júnior (PRB) visitou diversas aldeias em Cacoal, Alta Floresta e São Francisco, constatando como vivem os índios da região. Ele já encaminhou emendas para atender moradores de algumas terras indígenas e se comprometeu a apresentar mais algumas no Orçamento do próximo ano, e também a trabalhar através de seu gabinete para solucionar diversos problemas.

A Secretaria de Estado de Educação entregará nos próximos dias, na Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta, quatro notebooks e quatro impressoras adquiridos com recursos advindos de emenda parlamentar de autoria de Ezequiel. Durante a visita, o deputado anunciou ao cacique Luiz Tupari que já está tudo certo para que a escolas indígenas recebam o material.

Na TI Rio Branco, onde existe mais de 30 aldeias, Ezequiel também conheceu a situação da estrada e passou a noite na aldeia Jatobá, onde conversou com o cacique Luiz Tupari e com lideranças indígenas de outras etnias. O parlamentar se comprometeu em ajudar a terminar a abertura de uma picada que dá acesso à aldeia Poção.

Em Cacoal, em visita à aldeia paiter suruí da Linha 9, Ezequiel Júnior conversou com o cacique Urariwe Suruí, com a liderança Gasodá Suruí, e com a presidente da Associação das Mulheres Guerreiras de Rondônia, Maria Leonice Tupari. Eles relataram ao parlamentar as dificuldades e pediram apoio. Na região há 23 aldeias.

Urariwe e Gasodá explicaram que pretendem atrair turistas até a terra indígena, para que eles conheçam o centro cultural, localizado próximo à aldeia. Ezequiel acompanhou os indígenas até o local, que contará com um local onde os visitantes possam dormir. 
O deputado confirmou que apresentará emenda de R$ 200 mil para a construção da sede da Associação das Mulheres Guerreiras, em Cacoal. Leonice Tupari explicou que é necessário se organizar para melhorar as coisas nas aldeias. “Hoje é preciso dinheiro para tudo. Se nos organizarmos, vamos conseguir exportar a castanha que colhemos aqui”, destacou.

Em São Francisco, Ezequiel esteve no distrito de Porto Murtinho, onde se comprometeu em conversar com o secretário da Seduc, Waldo Alves, e com a prefeita Gislaine Lebrinha (PMDB), para que o Estado ou o Município possa ceder um motorista para o ônibus que deve levar os alunos até a escola indígena Íria dos Santos Reis. O veículo foi disponibilizado pela Seduc.

O cacique Tanadi, do povo migueleno, havia solicitado que o motorista fosse um indígena, mas Ezequiel Júnior e o deputado Anderson do Singeperon (PV) explicaram que isso não seria possível. O motorista deve pertencer aos quadros da prefeitura ou do governo do Estado.

 

 

ALE/RO - DECOM - Nilton Salina
Foto: Eliênio Nascimenhto

 

 

FOTOS

 

 

 

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Ação Parlamentar


Deputado Jesuíno busca desobstrução de bueiros no Bairro Nacional
O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) encaminhou ofício solicitando a desobstrução de bueiros localizados na rua Saldanha, entre rua Canhoto da Paraíba e Travessa São Francisco, Bairro Nacional, na região norte de Porto Velho....


Comissão especial sobre CPI da Friboi discute relatório da Sefin sobre isenções fiscais
A comissão temporária especial destinada a colher subsídios sobre o funcionamento da CPI da Friboi, instalada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, na reunião desta segunda-feira (11), deliberou encaminhamento quanto ao relatório enviado pela S...


Airton Gurgacz anuncia recurso para compra de veículo para Escola Militarizada de Ji-Paraná
A Escola Militarizada Tiradentes IV, localizada em Ji-Paraná, no primeiro semestre de 2018, passará a contar com um veículo próprio para atender os alunos e dar suporte nos trabalhos administrativos da instituição de ensino....


Maurão de Carvalho prestigia inauguração de melhorias na Escola Flora Calheiros
Uma nova escola, totalmente reformada, ampliada e com uma infraestrutura digna para receber os cerca de 1.100 alunos em 2018, oferecendo um espaço adequado para os professores e servidores desenvolverem suas funções. ...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE