Rondônia, - 06:35

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
Agronegócio
CNA defende volta da alíquota de 14% para importação de borracha
Publicado Domingo, 26 de Novembro de 2017, às 15:15 | Fonte Notícias Agrícolas 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339208&codDep=50" data-text="CNA defende volta da alíquota de 14% para importação de borracha

  
 
 

Divulgação - Internet

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu o apoio de deputados e senadores para a elevação do imposto de importação da borracha natural. A entidade quer o retorno da alíquota de 14% e a inclusão do produto na Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum (LETEC).

Na terça (21), o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, Walter Rezende, se reuniu com os presidentes das Comissões de Agricultura do Senado, Ivo Cassol (PP-RO), da Câmara, Sergio Souza (PMDB-PR), e da Frente Parlamentar de Silvicultura, deputado Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), e entregou um ofício com o pleito dos produtores.

A atuação da CNA fez com que em 2016 a Câmara de Comércio Exterior (Camex) subisse o imposto de 4% para 14%, mas a medida valeu apenas por um ano e venceu no mês passado. Assim, a entidade quer a volta desta alíquota para evitar prejuízos aos seringueiros com a entrada da borracha importada, principalmente da Ásia.

Segundo Walter Rezende, os investimentos feitos pelos heveicultores levam, em média, sete anos para dar retorno. Desta forma, avaliou, a alíquota deve ser permanente. Ele lista, ainda, as exigências trabalhistas e ambientais no país, que são muitos superiores às do produto asiático. 

“É uma concorrência desleal porque os preços asiáticos são muito baixos. Sem o aumento do imposto, isso vai incentivar a importação e reduzir os preços no mercado interno. A margem do produtor cai e a expansão da produção brasileira fica limitada”, afirmou Walter Rezende.

 

Fonte: Ambiente Inteiro

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Banco da Amazônia exclui tarifa para agronegócio
Segundo a CNA, produtor era cobrado indevidamente pela análise de projetos apresentados para financiamento no Fundo Constitucional do Norte...


Estudantes visitam Viveiro Cidadão em Rolim de Moura
Os estudantes participaram de uma visita guiada, onde conheceram as etapas de produção de mudas que são produzidas no viveiro e as sementes de diversas espécies nativas......


Embrapa lança boletim periódico com dados agropecuários de Rondônia
A primeira edição traz informações dos últimos 40 anos de atividades do setor...


Diretoria técnica do Sebrae se reúne com comitê gestor da cafeicultura de Rondônia
O Projeto Cafeicultura de Rondônia oferece e divulga conhecimentos inovadores sobre assuntos pertinentes à atividade....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM