Rondônia, - 15:24

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Divórcios em 2016 aumentaram 18% no AP; 5% das uniões duraram menos de 1 ano
Publicado Quarta-Feira, 15 de Novembro de 2017, às 09:00 | Fonte Do G1 Amapá 0

 
 

Foram 698 separações em 2016, segundo levantamento do instituto (Foto: Reprodução/GloboNews)

 

Assim como o aumento expressivo de 20% no número de casamentos em 2016, a quantidade de divórcios também elevou no Amapá, com crescimento de 18%. Foram 698 separações no ano passado, de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A faixa que apresentou a maior quantidade de divórcios foram de casais com mais de 26 anos de união, representando 16% do total. A segunda maior taxa de separações está com os relacionamentos que duraram 6 anos, com 7% das ocorrências.

A pesquisa mostra ainda que 5% dos divórcios no ano passado foram de casamentos que duraram menos de 1 ano. Para o Instituto, a alta nos índices reflete um novo comportamento das famílias, que encontraram facilidades na Justiça para realizar o processo de separação rapidamente.

"Com as mudanças na legislação, ficou mais fácil se conceder os divórcios em primeira instância pelo juiz, mesmo com filhos menores. É o estado se envolvendo menos na vida das famílias e é um novo período em que as pessoas têm a liberdade de tomar novos rumos na sua vida", comentou Joel Lima, coordenador de disseminação de informações do IBGE.

 

 

 

 

Joel Lima, coordenador de disseminação de informações do IBGE (Foto: John Pacheco/G1)

Joel Lima, coordenador de disseminação de informações do IBGE (Foto: John Pacheco/G1)

 

 

 

 

Do total de divórcios, em 38% dos casos a guarda dos filhos menores ficou com a mulher. A maior parte dos casais separados têm somente um filho.

Apesar do aumento expressivo nos divórcios, o Amapá tem uma das menores taxas proporcionais em relação à população. No estado, acontece 1,58 divórcios para cada grupo de 1 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 2,38 separações a cada grupo de 1 mil habitantes.

Dados nacionais

Em 2016, o número de divórcios concedidos em todo o país em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais aumentou 4,7% em relação a 2015, totalizando 344.526 registros. Em média, o homem se divorciam aos 43 anos, e a mulher aos 40.

Segundo o IBGE, é maior proporção dos divórcios ocorreu em famílias constituídas somente com filhos menores de idade (47,5%) e em famílias sem filhos (27,2%).

 







Veja também em Notícias da Região Norte


Segunda edição do “Tacacá na Bossa – Especial Carnaboi 2018” leva multidão ao Largo São Sebastião
...


COMUNICADO OFICIAL
Conforme decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), Flávio Humberto Pascarelli Lopes, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) retoma, neste momento, o processo eleitoral para a escolha de reitor e vice-reitor....


Jordão e Marechal Thaumaturgo recebem do governo kits para coleta de lixo
A limpeza urbana, o condicionamento correto do lixo estão diretamente ligados ao desenvolvimento humano com qualidade de vida, assegurando que a população tenha saúde e bem estar....


Polícia Civil divulga conclusão de inquérito sobre morte do médico Pedro Caldas
...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News