Rondônia, - 12:28

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Moradores de Canutama, no Amazonas
Moradores de Canutama, no Amazonas, pedem apoio da Assembleia em Rondônia
Moradores do município de Canutama (AM) estiveram na Assembleia Legislativa, em audiência com o presidente Maurão de Carvalho (PMDB), acompanhados do deputado Ribamar Araújo (PR), para buscar solução ao impasse vivido por 18 mil moradores que residem no sul do Estado vizinho.
Publicado Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2017, às 17:45 | Fonte Ale - Ascom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338608&codDep=53" data-text="Moradores de Canutama, no Amazonas, pedem apoio da Assembleia em Rondônia

  
 
 

 

Moradores do município de Canutama (AM) estiveram na Assembleia Legislativa, em audiência com o presidente Maurão de Carvalho (PMDB), acompanhados do deputado Ribamar Araújo (PR), para buscar solução ao impasse vivido por 18 mil moradores que residem no sul do Estado vizinho.

Os moradores informam que da região em que vivem no limite sul de Canutama até a sede do município, são mais de 900 km, tendo de percorrer um dia e meio de carro mais 3 dias de barco. “É uma verdadeira epopeia necessitar de algum atendimento na sede”, destacou o morador Sandro Paulo Barbosa.

Segundo o deputado Ribamar Araújo, os moradores querem que seja realizado entre os Estados do Amazonas e Rondônia, um termo de cooperação, para que sejam efetivamente e legalmente atendidos por Rondônia, devido à proximidade. “O início de nossas terras fica a 13 km da capital Porto Velho”, disse Sandro Barbosa.

Outro ponto abordado é o de também buscar, junto com o termo de cooperação, o desmembramento do território, reunindo parte de Canutama, Boca do Acre e Lábrea, todos do Amazonas, que passariam a pertencer a Porto Velho, tendo em vista a população já ser atendida na área da educação, saúde e comercialização da produção. 

Sandro destacou que mais de 17 mil moradores votam em Porto Velho, a energia é paga para Rondônia, mas para qualquer ampliação tem de pedir autorização para a Amazonas Energia. “Algumas coisas beiram o ridículo”, disse o morador.

Os representantes da comunidade também informaram que já existe um termo de cooperação firmado com a Idaron, o que garante a sanidade animal e a comercialização do gado para Rondônia. Além do gado, é produzido na região guaraná, mandioca e urucum, entre outros produtos que são vendidos na capital rondoniense.

“Já havia um acordo de cooperação para ser assinado entre Amazonas e Rondônia, mas com a cassação e nova eleição do governador daquele Estado, não sabemos como ficou a situação”, lembrou o deputado Ribamar Araújo.

Diante das informações recebidas, o presidente Maurão afirmou que encampará a demanda que acha justa e pediu ao deputado Ribamar, em conjunto com o advogado geral da Assembleia, Celso Cecatto, para buscarem todas as informações referentes ao termo com a Idaron e verificar junto à Procuradoria do Estado a existência deste acordo para cobrar do governador o seguimento e solução definitiva desta questão.

 

 

ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Marisvaldo José

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


Voluntários da Ebserh já estão em Roraima para atender imigrantes
Um grupo de 41 voluntários médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório ligados aos hospitais universitários federais vinculados à Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participa de hoje (27) até o próximo dia 1º de uma ação m...


Distribuidoras privatizadas hoje terão redução de tarifas, diz Aneel
Após o leilão realizado na quinta-feira (30), as distribuidoras de energia Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), arrematadas em leilão pela empresa Energisa, deverão ter redução tarifária de 3,2%...


Rolim de Moura vai receber 30 quilômetros de asfalto com drenagem e calçada
A cidade de Rolim de Moura vai receber aproximadamente 30 quilômetros de asfalto, com rede de drenagem e calçadas, atendendo à sede do município e também parte do distrito de Nova Estrela, num investimento de R$ 35 milhões, alocados pelo senador Va...


Laerte Gomes apresenta projeto para livre comércio entre empresas de produtos de origem animal que possuam o SIE
O deputado Laerte Gomes (PSDB) é autor do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a reconhecer a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de produtos de origem animal e dos Estados membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimen...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM