Rondônia, - 07:54
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Cardiologista que realizará cateterismo no HGP chega a Palmas
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 10:50 | Fonte Do G1 Tocantins 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338565&codDep=30" data-text="Cardiologista que realizará cateterismo no HGP chega a Palmas

  
 
 

 

Cardiologista que realizará cateterismo no HGP chega a Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Cardiologista que realizará cateterismo no HGP chega a Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 

 

 

 

 

O cardiologista Marcello Senna será o médico responsável pela realização de cateterismo e atendimentos de urgência e emergência no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ele chegou a capital neste sábado (11) e começará atender a partir da manhã desse domingo (12). A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesau).

Uma recomendação havia sido enviada ao governo do Tocantins para que o serviço de cateterismo seja regularizado no HGP. Isso porque os dois únicos profissionais que realizavam o procedimento na unidade foram presos pela Polícia Federal suspeitos de corrupção. Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes que precisarem do procedimento deveriam ser enviados para Araguaína ou outros estados.

Os médicos Ibsen Suetônio Trindade e Andrés Gustavo Sánchez Esteva,investigados pela operação Marcapasso da Polícia Federal, vão continuar presos por tempo indeterminado. Eles são suspeitos de integrar um esquema de corrupção, superfaturamento e fraudes em licitações.

Segundo o Ministério Público Federal, que emitiu a recomendação, eles eram os únicos responsáveis pela realização de cateterismos cardíacos e angioplastias no setor de hemodinâmica do HGP. Com a prisão deles, os serviços ficaram paralisados.

Em decisão da Justiça que manteve a prisão dos dois, o juiz chega a citar que há outros médicos que podem fazer o procedimento no Hospital Geral de Palmas. Porém, a secretaria admitiu que os outros três médicos do setor de hemodinâmica têm outras especialidades e o cateterismo está sem profissionais.

De acordo com a Central de Regulação existe uma lista de espera de casos eletivos de 113 pacientes aguardando a realização de procedimentos ambulatoriais na hemodinâmica do HGP, não sendo nenhum destes procedimentos de caráter de urgência.

O MPE pediu que o governo contrate médicos de forma emergencial para corrigir a paralisação.

Operação Marcapasso

Os médicos Ibsen Suetônio Trindade e Andrés Gustavo Sánchez Esteva, investigados pela operação Marcapasso da Polícia Federal, vão continuar presos por tempo indeterminado. Os cardiologistas são apontados como líderes de um esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações da Secretaria de Saúde.

O escândalo estourou na última terça-feira (7), quando agentes da PF prenderam Ibsen, Andrés e outras nove pessoas, a maioria médicos. A investigação aponta que pacientes foram submetidos a diversas cirurgias cardiológicas sem necessidade. O objetivo seria a utilização de órteses, próteses e materiais especiais adquiridos de forma fraudulenta e com superfaturamento.

Além disso, a polícia também investiga que equipamentos da rede pública tenham sido emprestados para hospitais particulares.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em NACIONAL


Centro cultural em Manaus vai abrigar nova base da Polícia Militar
...


Cantor amapaense Alan Gomes homenageia Djavan em show especial
...


Mutirão retira lixo e entulho acumulados nas margens do rio Amazonas, na orla de Macapá
...


Grupo arrecada doações para Natal de moradores de rua em Manaus
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::