Rondônia, - 02:56

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Com previsão de chuva para os próximos dias, Defesa Civil recomenda cuidados
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 10:49 | Fonte Do G1 Tocantins 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338564&codDep=30" data-text="Com previsão de chuva para os próximos dias, Defesa Civil recomenda cuidados

  
 
 

 

Temporal com raios atingiu Palmas nesta sexta-feira (10) (Foto: Glauber Costa/Divulgação)

Temporal com raios atingiu Palmas nesta sexta-feira (10) (Foto: Glauber Costa/Divulgação)

 

 

 

 

 

Com previsão de chuva para Palmas nos próximos dias, a Defesa Civil recomenda que a população tome alguns cuidados para evitar problemas durante esse período. Segundo boletim da instituição, baseado nas informações do Inmet e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), no domingo (12), a probabilidade é de 75%. Na segunda-feira (13) e terça-feira (14), o boletim aponta pancadas de chuvas isoladas.

Nesta sexta-feira (10), um temporal causou estragos na cidade. Foram registradas rajadas de vento de até 57 km/h. Parte do teto de um shopping caiu e alagamentos foram registrados em uma enfermaria do Hospital Geral de Palmas e no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural.

Na quadra 108 Sul, um raio caiu próximo de uma mulher que filmava a tempestade. Além disso, ruas ficaram alagadas e o vento derrubou árvores e postes. Parte da cidade ficou sem energia.

Segunda a prefeitura, as descargas elétricas comprometeram alguns sistemas elétricos do prédio do Espaço Cultural de Palmas e a água atingiu a rampa de acesso do local, mas uma equipe técnica esteve no lugar e fez os reparos necessários.

Os técnicos da Defesa Civil estiveram na Praia do Caju, onde mesas e cadeiras plásticas chegaram a ficar enterradas depois do temporal. Na avenida Teothônio Segurado, foi preciso trocar três semáforos queimados durante a tempestade.

Por isso a Defesa Civil Municipal reforça ainda que, em caso de chuvas fortes, a população deve adotar as seguintes medidas:

- Ao menor sinal de inundação, procure abrigar-se em locais seguros e mais altos;

- Oriente-se e veja se locais próximos a você podem inundar, como córregos, rios, canais etc;

- Se estiver em casa, desligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa. Não toque em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados;

- Não ande na água, porém, se for extremamente necessário, use uma vara ou madeira para verificar se a área é firme e rasa;

- Não dirija em áreas inundadas;

- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;

- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido;

- Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).

O gerente de sinalização semafórica da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Ronielle Istéfani, orienta ainda que motoristas e pedestres fiquem atentos, caso encontrem semáforos sem funcionamento. “O primeiro procedimento a ser adotado por quem perceber que o semáforo que não está funcionando é acionar os números 153 ou 190 para que os responsáveis tomem conhecimento.”

 

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em NACIONAL


Recém-nascido fica com queimaduras após banho em maternidade
...


Estudo: igualdade de gênero é pior em física, matemática e cirurgia
...


Mortes de ciclistas aumentam 17,8% no estado de São Paulo
...


Menino morre após picada de escorpião e falta de soro em hospital
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM