Rondônia, - 04:35

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Com previsão de chuva para os próximos dias, Defesa Civil recomenda cuidados
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 10:49 | Fonte Do G1 Tocantins 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338564&codDep=30" data-text="Com previsão de chuva para os próximos dias, Defesa Civil recomenda cuidados
ADS NEWS 3

  
 
 

 

Temporal com raios atingiu Palmas nesta sexta-feira (10) (Foto: Glauber Costa/Divulgação)

Temporal com raios atingiu Palmas nesta sexta-feira (10) (Foto: Glauber Costa/Divulgação)

 

 

 

 

 

Com previsão de chuva para Palmas nos próximos dias, a Defesa Civil recomenda que a população tome alguns cuidados para evitar problemas durante esse período. Segundo boletim da instituição, baseado nas informações do Inmet e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), no domingo (12), a probabilidade é de 75%. Na segunda-feira (13) e terça-feira (14), o boletim aponta pancadas de chuvas isoladas.

Nesta sexta-feira (10), um temporal causou estragos na cidade. Foram registradas rajadas de vento de até 57 km/h. Parte do teto de um shopping caiu e alagamentos foram registrados em uma enfermaria do Hospital Geral de Palmas e no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural.

Na quadra 108 Sul, um raio caiu próximo de uma mulher que filmava a tempestade. Além disso, ruas ficaram alagadas e o vento derrubou árvores e postes. Parte da cidade ficou sem energia.

Segunda a prefeitura, as descargas elétricas comprometeram alguns sistemas elétricos do prédio do Espaço Cultural de Palmas e a água atingiu a rampa de acesso do local, mas uma equipe técnica esteve no lugar e fez os reparos necessários.

Os técnicos da Defesa Civil estiveram na Praia do Caju, onde mesas e cadeiras plásticas chegaram a ficar enterradas depois do temporal. Na avenida Teothônio Segurado, foi preciso trocar três semáforos queimados durante a tempestade.

Por isso a Defesa Civil Municipal reforça ainda que, em caso de chuvas fortes, a população deve adotar as seguintes medidas:

- Ao menor sinal de inundação, procure abrigar-se em locais seguros e mais altos;

- Oriente-se e veja se locais próximos a você podem inundar, como córregos, rios, canais etc;

- Se estiver em casa, desligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa. Não toque em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados;

- Não ande na água, porém, se for extremamente necessário, use uma vara ou madeira para verificar se a área é firme e rasa;

- Não dirija em áreas inundadas;

- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;

- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido;

- Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).

O gerente de sinalização semafórica da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Ronielle Istéfani, orienta ainda que motoristas e pedestres fiquem atentos, caso encontrem semáforos sem funcionamento. “O primeiro procedimento a ser adotado por quem perceber que o semáforo que não está funcionando é acionar os números 153 ou 190 para que os responsáveis tomem conhecimento.”

 

 






ADS NEWS 4

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em NACIONAL


Sem metas, sem gols
Críticas à MP do saneamento escondem a ineficiência da maioria das empresas estatais...


Paulo Maluf terá futuro decidido pela Câmara em agosto
...


Temer participa da conferência dos países de língua portuguesa
...


Venezuelanos que entraram no Brasil por Roraima deixam o país
...

 

::: Publicidade :::

ADS NEWS 1

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM