Rondônia, - 01:04
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Estoque de sangue O negativo é crítico e Hemocentro de RR convoca doadores
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 10:24 | Fonte Do G1 Roraima 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338553&codDep=30" data-text="Estoque de sangue O negativo é crítico e Hemocentro de RR convoca doadores

  
 
 

 

Hemocentro de Roraima fica próximo ao HGR (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília/Arquivo)

Hemocentro de Roraima fica próximo ao HGR (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília/Arquivo)

 

 

 

 

 

O setor de captação de sangue do Hemocentro de Roraima informou neste sábado (11) que está com o estoque baixo das tipagens sanguíneas negativas. A situação mais crítica é do tipo O negativo.

A responsável pelo setor de captação, Edna Félix, disse que a situação é grave, porém só pode ser revertida com a doação da população.

"Estamos com o estoque muito baixo e infelizmente precisamos que as pessoas doem sangue. Se elas não doarem, não existe plano B e quem precisa corre risco de morte, principalmente para quem precisa do O negativo. É uma situação muito crítica que chega a ser grave", frisou Edna.

O Hemoraima não funciona aos finais de semana. Segundo ela, a equipe sempre tentar deixar um estoque para suprir situações de urgência.

Todo o sangue doado ao Hemoraima é distribuído para o Hospital Geral de Roraima, Maternidade, Hospital da Criança, Hospital de Rorainópolis, no Sul do estado, Lotty Íris e Hospital da Unimed.

"É importante destacar que que há um procedimento após a doação de sangue: toda bolsa de sangue que é captada passa por uma análise em Manaus, isso leva até 48 horas para ser liberada", explicou.

Onde doar

Para doar sangue o interessado deve comparecer ao Hemocentro localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto (próximo ao HGR). O horário de atendimento é de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Para ser doador voluntário, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. No ato, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território nacional.

A doação de sangue não pode ser feita em jejum e a pessoa precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em NACIONAL


Centro cultural em Manaus vai abrigar nova base da Polícia Militar
...


Cantor amapaense Alan Gomes homenageia Djavan em show especial
...


Grupo arrecada doações para Natal de moradores de rua em Manaus
...


Previsão aponta início do período de chuvas para o fim de novembro no Amapá
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::