Rondônia, - 08:01

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Previsão aponta início do período de chuvas para o fim de novembro no Amapá
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 09:14 | Fonte Do G1 Amapá 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338523&codDep=30" data-text="Previsão aponta início do período de chuvas para o fim de novembro no Amapá

  
 
 

 

Previsão é que chuvas sejam intensificadas no fim do ano (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)

Previsão é que chuvas sejam intensificadas no fim do ano (Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1)

 

 

 

 

O período de chuvas fortes no Amapá deve ser registrado já a partir do fim de novembro, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa). Com isso, o verão, que normalmente se estende até o início de janeiro, deve ser reduzido. O provável adiantamento do inverno será provocado porque não há previsão de ocorrência do fenômeno "El Niño".

De acordo com o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, nos últimos 5 anos o verão teve maior duração devido à estiagem provocada pelo "El Niño" junto com o fenômeno "La Niña", que interferiam na altas temperaturas registradas.

“Em 2017, o verão não foi tão quente devido à ausência de ambos os fenômenos e, com isso, a baixa na estiagem, que eleva as temperaturas. Segundo a previsão de nossa climatologia, se as chuvas realmente caírem no fim de novembro, poderão ser registrados 50 milímetros de volume de água”, destacou.

 

 

 

 

Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros (Foto: Jéssica Alves/G1)

Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros (Foto: Jéssica Alves/G1)

 

 

 

 

O ápice das chuvas será a partir do mês de março, de acordo com Vilhenam, e se estende até julho, quando está previsto o início do verão. Normalmente nos primeiros meses do ano o volume de chuvas registrado é de 250 a 350 milímetros.

"O fenômeno do 'El Niño' foi intenso na região Norte e, devido a isso, as altas temperaturas são constantes e, consequentemente, menor o volume de chuvas. Ele altera a rota dos ventos na região do Oceano Pacífico e ocorre o aquecimento das águas, atingindo a costa Oeste da América do Sul", explicou.

A previsão do tempo aponta que neste verão a temperatura chega em torno de 33ºC, com a sensação térmica em Macapá no horário de pico atingindo os 45ºC.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em NACIONAL


Com falta de combustível, trânsito fica abaixo da média em São Paulo
...


O que querem os caminhoneiros em greve
...


Governo consegue liminares que proíbem obstrução de rodovias em 9 estados
...


Depois de acordo, PRF vai monitorar desmobilização de protestos no Rio
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM