Rondônia, - 12:30

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Destaque ao agronegócio
Presidente Maurão de Carvalho concede entrevista à rádio e destaca agronegócio
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), no início da tarde desta sexta-feira (10), concedeu entrevista à Rádio Rondônia 93,3 FM.
Publicado Sábado, 11 de Novembro de 2017, às 10:33 | Fonte Ale - Ascom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338441&codDep=53" data-text="Presidente Maurão de Carvalho concede entrevista à rádio e destaca agronegócio

  
 
 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), no início da tarde desta sexta-feira (10), concedeu entrevista à Rádio Rondônia 93,3 FM. Entrevistado pelo radialista Maurício Calixto, âncora do programa A Hora do Povo, o presidente Maurão foi questionado sobre pré-candidatura, eleições, agronegócio, tramitação de projetos na Casa de Leis, entre outros assuntos.

Inicialmente o presidente comentou a notícia do falecimento do médico, Ic Nogueira Cabral, filho do também médico ortopedista, Eliu Cabral, amigo pessoal de Maurão. O presidente lamentou o ocorrido e externou sentimento de pesar à toda família.



Agronegócio

O radialista questionou o presidente Maurão quanto a sua ausência na visita do ministro Blairo Maggi, na fazenda Café Paulista, no município de Alta Floresta do Oeste, nesta sexta-feira (10). Maggi participa de um ciclo de palestras e debates para falar sobre a importância da produção do café em Rondônia e no País com Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

O presidente Maurão explicou que, na tarde ontem, durante audiência pública que contou com a participação dos senadores Waldir Raupp (PMDB-RO) e Ivo Cassol (PP-RO), não se sentiu bem e decidiu ficar em Porto Velho. O deputado disse que a presença do ministro para discutir a produção do café clonal é de grande relevância, principalmente para agricultura familiar do Estado, que “tem sido a mola mestre da economia de Rondônia”.

Maurão de Carvalho falou sobre o lançamento de uma revista local, previsto para o início de 2018, que tratará dos 15 principais produtos cultivados no Estado e que deverão receber incentivos para produção na região de Porto Velho, uma vez que a tradição do agronegócio está restrita ao interior.

O presidente disse que cultivos de café clonal, batata, banana, cará, inhame, soja, produção de leite, gado, em pequenas áreas da zona rural e distritos de Porto Velho podem representar um grande salto na economia do município, gerando emprego e renda. Segundo Maurão, Porto Velho é um dos maiores municípios do mundo e o objetivo é trazer o universo do agronegócio que se difundiu no interior, para a capital.



Caerd

Sobre a greve da Caerd, o presidente disse que a instituição é “o patinho feio do governo” e que sua sugestão ao governador Confúcio Moura (PMDB) é de privatização. Para o deputado, é inadmissível uma empresa não ter lucro vendendo água. Segundo Maurão, caso a Caerd fosse privatizada, um ajuste técnico resolveria o remanejamento dos servidores efetivos da companhia.

O parlamentar citou o projeto do Executivo que cria mais 48 cargos dentro da Caerd, que já não paga o salário dos servidores há dois meses. Maurão informou que o projeto ainda não foi votado na ALE e que está sendo analisado pelos deputados, uma vez que o Legislativo ouviu o sindicato da classe, que é contra novas contratações. A justificativa do governo é de que a empresa precisa de mais técnicos em seu quadro de funcionários, e que isso contribuiria para o repasse de recurso federal.

 

Coréia do Sul

O presidente Maurão foi questionado sobre sua visão em relação ao interesse do grupo de empresários sul-coreanos que esteve em Porto Velho em outubro. A visita, informou Calixto, foi resultado dos cinco protocolos de intenções comerciais firmados quando o vice-governador, Daniel Pereira (PSB) e o superintendente de Desenvolvimento (Suder), Basílio Leandro de Oliveira, estiveram naquele país.

O deputado disse ter ficado otimista com a empolgação dos sul-coreanos que, além de interesse no agronegócio do Estado, se interessaram em investimentos em empresas de tecnologia, sistema de iluminação e monitoramento para segurança, saneamento básico e energia solar, entre outros segmentos.

O presidente Maurão ressaltou que em visita à fazenda Modelos os empresários orientais demonstraram interesse na comercialização e industrialização de peixe de cativeiro. Quanto à carne, Maurão de Carvalho explicou que o Estado não pode fazer a venda direta do produto para nenhum país, sem ser os EUA. O país norte americano, explicou Maurão, compra a carne de Rondônia por um preço e vende para os países asiáticos por valores bem maiores.

Segundo o deputado, “o mundo está olhando para Rondônia, principalmente para o nosso agronegócio”. Ele disse acreditar em bons avanços no setor.

 

Assembleia Legislativa

Em resposta aos ouvintes, o presidente Maurão de Carvalho traçou um resumo da sua gestão na Casa de Leis. O deputado destacou os trabalhos realizados em parceria com as prefeituras para somar forças, junto ao governo, por meio do DER, e garantir obras de asfaltamento em 42 municípios do Estado. Segundo Maurão, mais de R$ 11 milhões de emendas individuais e recursos extraorçamentários já foram investidos em serviços de recapeamento, asfaltamento e operações tapa-buraco.

O presidente Maurão também informou que na próxima semana receberá na Assembleia 40 prefeitos que passam por dificuldades de honrar as folhas de pagamento dos municípios e que querem reivindicar um repasse financeiro do governador para o fechamento dos pagamentos. O que, segundo o deputado, representa que o atual governo tem sido parceiro das administrações municipais.

Ao final da entrevista, o presidente Maurão de Carvalho agradeceu o espaço cedido e se colocou à disposição para, como mais tempo, elencar os trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa em prol do desenvolvimento de Rondônia.

 

 

ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Foto: Marisvaldo José

 

 

FOTOS

 

 

 

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


Voluntários da Ebserh já estão em Roraima para atender imigrantes
Um grupo de 41 voluntários médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório ligados aos hospitais universitários federais vinculados à Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participa de hoje (27) até o próximo dia 1º de uma ação m...


Distribuidoras privatizadas hoje terão redução de tarifas, diz Aneel
Após o leilão realizado na quinta-feira (30), as distribuidoras de energia Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), arrematadas em leilão pela empresa Energisa, deverão ter redução tarifária de 3,2%...


Rolim de Moura vai receber 30 quilômetros de asfalto com drenagem e calçada
A cidade de Rolim de Moura vai receber aproximadamente 30 quilômetros de asfalto, com rede de drenagem e calçadas, atendendo à sede do município e também parte do distrito de Nova Estrela, num investimento de R$ 35 milhões, alocados pelo senador Va...


Laerte Gomes apresenta projeto para livre comércio entre empresas de produtos de origem animal que possuam o SIE
O deputado Laerte Gomes (PSDB) é autor do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a reconhecer a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de produtos de origem animal e dos Estados membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimen...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM