Rondônia, - 20:03

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
café da Amazônia em uma nova realidade
Exposição apresenta o café da Amazônia em uma nova realidade
Prepare seus sentidos! Evento começa neste domingo, em Porto Velho
Publicado Sábado, 14 de Outubro de 2017, às 10:46 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337363&codDep=50" data-text="Exposição apresenta o café da Amazônia em uma nova realidade

  
 
 

Uma imersão no mundo do café, esta é a proposta da exposição Cafés de Rondônia: o mundo do café na Amazônia, que acontecerá no Porto Velho Shopping, de 15 a 22 de outubro, na Praça Calama, 1º piso. O evento busca guiar o espectador para uma verdadeira viagem sensorial, em que será possível compreender a essência deste grão por meio da visão, tato, aroma e paladar. Além disso, destaca os diferenciais dos cafés produzidos na Amazônia.

 

O pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, chama estes cafés de "ROBUSTA ROCKS". Ele faz essa analogia com estilos musicais sempre que precisa explicar as características da bebida dos cafés amazônicos. O café da espécie arábica seria bossa nova e o robusta rock’n’roll. "Os dois são estilos musicais muito agradáveis. Não precisa ser uma questão conflitante, é possível gostar dos dois. Pode-se querer ouvir bossa nova em alguns momentos e um rock em outros. O mesmo acontece com os cafés arábica e robusta, cada um com características próprias e não há como negar que ambos têm qualidade”, explica o pesquisador.

 

A exposição quer promover a valorização dos cafés de Rondônia, canéfora (conilon e robusta), e o uso de tecnologias já existentes para a obtenção de cafés com qualidade e sabor diferenciado. Para isso, serão utilizadas ferramentas sensoriais, audiovisuais e muita inovação. Dentre elas, a realidade virtual, recriando o ambiente produtivo e levando o espectador a se sentir dentro de um cafezal, onde poderá conhecer todo o processo de produção do café, do campo até à xícara, passando também pela pesquisa e tecnologia. O público será levado a interagir com este ambiente, criado por meio de vídeos em 360 graus. Para a entrada neste mundo virtual do café, o público utilizará equipamentos como: óculos, celulares e tablets.

 

A exposição ocupará 115 m² do shopping e, além da sessão de vídeos em realidade virtual, o espaço terá uma cafeteria, onde os visitantes poderão preparar seu próprio café e degustar a bebida em diferentes opções de blends (misturas) dos melhores grãos produzidos no estado. Também poderão ver de perto plantas de café, mudas clonais, grãos e uma identidade visual que valoriza a cafeicultura de Rondônia.

 

Durante a exposição, será distribuída a segunda edição da revista Cafés de Rondônia, que traz as principais questões sobre a produção e comercialização do café no estado. Esta publicação apresenta os principais avanços e os desafios para a cafeicultura de Rondônia. Assim como ações governamentais, estratégicas de pesquisa e extensão rural que são realizadas. De forma geral, é traçado um perfil atualizado desta cadeia produtiva, reunindo artigos e matérias jornalísticas de instituições, empresas e atores do setor de café. Dentre os assuntos, destaca-se a mulher no campo e seu papel fundamental no desenvolvimento dessa cultura tão importante às famílias rurais.

 

Confira ainda a programação especial que haverá durante a exposição, que conta com um curso de degustação de cafés, lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia e atrações culturais.

Programação especial

 

Confira abaixo as ações especiais ao longo da semana:

 

20/10, às 19h, será realizado curso de degustação de cafés. Vagas limitadas e inscrições no estande da exposição.

21/10, às 19h - lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia.

22/10, às 19h - cerimônia de encerramento da exposição, com apresentação do coral da Unir, cantando Beatles.

Realização e parcerias

 

A Exposição Cafés de Rondônia é uma realização da Embrapa e conta com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), e com o apoio do Juninho Soft Café, Amazônia Coffee, Porto Velho Shopping, Banco do Povo e Emater-RO.

 

 

 

Renata Silva (MTb 12361/MG)

Embrapa Rondônia







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Afinal de contas qual a produção de peixes em Ariquemes? produtores e IBGE divergem dos números
Pelos dados preliminares, Rondônia teria uma produção anual de apenas 31 mil toneladas de pescado. Já a classe produtora acredita que a produção esteja entre 85 mil e 90 mil toneladas/ano....


Especialistas defendem mais subsídios para aumentar produção orgânica
O processo de transição para produção de alimentos mais sustentável no Brasil, do ponto de vista ambiental, econômico e social, depende de subsídios do governo federal para que se estabeça diante do modelo convencional da monocultura e produção em ...


Inscrições abertas para Curso de Melhoramento de Gado de Corte em Porto Velho - confira a programação
O evento acontecerá no dia 6 de dezembro no auditório da Embrapa Rondônia...


Pinhalense na premiação do ConCafé Rondônia
Na cerimônia de premiação, realizada em Cacoal, Diones Mendes Bento recebeu um crédito no valor de R$ 12 mil da empresa de Espírito Santo do Pinhal....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News