Rondônia, - 06:47

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
café da Amazônia em uma nova realidade
Exposição apresenta o café da Amazônia em uma nova realidade
Prepare seus sentidos! Evento começa neste domingo, em Porto Velho
Publicado Sábado, 14 de Outubro de 2017, às 10:46 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337363&codDep=50" data-text="Exposição apresenta o café da Amazônia em uma nova realidade

  
 
 

Uma imersão no mundo do café, esta é a proposta da exposição Cafés de Rondônia: o mundo do café na Amazônia, que acontecerá no Porto Velho Shopping, de 15 a 22 de outubro, na Praça Calama, 1º piso. O evento busca guiar o espectador para uma verdadeira viagem sensorial, em que será possível compreender a essência deste grão por meio da visão, tato, aroma e paladar. Além disso, destaca os diferenciais dos cafés produzidos na Amazônia.

 

O pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, chama estes cafés de "ROBUSTA ROCKS". Ele faz essa analogia com estilos musicais sempre que precisa explicar as características da bebida dos cafés amazônicos. O café da espécie arábica seria bossa nova e o robusta rock’n’roll. "Os dois são estilos musicais muito agradáveis. Não precisa ser uma questão conflitante, é possível gostar dos dois. Pode-se querer ouvir bossa nova em alguns momentos e um rock em outros. O mesmo acontece com os cafés arábica e robusta, cada um com características próprias e não há como negar que ambos têm qualidade”, explica o pesquisador.

 

A exposição quer promover a valorização dos cafés de Rondônia, canéfora (conilon e robusta), e o uso de tecnologias já existentes para a obtenção de cafés com qualidade e sabor diferenciado. Para isso, serão utilizadas ferramentas sensoriais, audiovisuais e muita inovação. Dentre elas, a realidade virtual, recriando o ambiente produtivo e levando o espectador a se sentir dentro de um cafezal, onde poderá conhecer todo o processo de produção do café, do campo até à xícara, passando também pela pesquisa e tecnologia. O público será levado a interagir com este ambiente, criado por meio de vídeos em 360 graus. Para a entrada neste mundo virtual do café, o público utilizará equipamentos como: óculos, celulares e tablets.

 

A exposição ocupará 115 m² do shopping e, além da sessão de vídeos em realidade virtual, o espaço terá uma cafeteria, onde os visitantes poderão preparar seu próprio café e degustar a bebida em diferentes opções de blends (misturas) dos melhores grãos produzidos no estado. Também poderão ver de perto plantas de café, mudas clonais, grãos e uma identidade visual que valoriza a cafeicultura de Rondônia.

 

Durante a exposição, será distribuída a segunda edição da revista Cafés de Rondônia, que traz as principais questões sobre a produção e comercialização do café no estado. Esta publicação apresenta os principais avanços e os desafios para a cafeicultura de Rondônia. Assim como ações governamentais, estratégicas de pesquisa e extensão rural que são realizadas. De forma geral, é traçado um perfil atualizado desta cadeia produtiva, reunindo artigos e matérias jornalísticas de instituições, empresas e atores do setor de café. Dentre os assuntos, destaca-se a mulher no campo e seu papel fundamental no desenvolvimento dessa cultura tão importante às famílias rurais.

 

Confira ainda a programação especial que haverá durante a exposição, que conta com um curso de degustação de cafés, lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia e atrações culturais.

Programação especial

 

Confira abaixo as ações especiais ao longo da semana:

 

20/10, às 19h, será realizado curso de degustação de cafés. Vagas limitadas e inscrições no estande da exposição.

21/10, às 19h - lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia.

22/10, às 19h - cerimônia de encerramento da exposição, com apresentação do coral da Unir, cantando Beatles.

Realização e parcerias

 

A Exposição Cafés de Rondônia é uma realização da Embrapa e conta com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), e com o apoio do Juninho Soft Café, Amazônia Coffee, Porto Velho Shopping, Banco do Povo e Emater-RO.

 

 

 

Renata Silva (MTb 12361/MG)

Embrapa Rondônia








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Banco da Amazônia exclui tarifa para agronegócio
Segundo a CNA, produtor era cobrado indevidamente pela análise de projetos apresentados para financiamento no Fundo Constitucional do Norte...


Estudantes visitam Viveiro Cidadão em Rolim de Moura
Os estudantes participaram de uma visita guiada, onde conheceram as etapas de produção de mudas que são produzidas no viveiro e as sementes de diversas espécies nativas......


Embrapa lança boletim periódico com dados agropecuários de Rondônia
A primeira edição traz informações dos últimos 40 anos de atividades do setor...


Diretoria técnica do Sebrae se reúne com comitê gestor da cafeicultura de Rondônia
O Projeto Cafeicultura de Rondônia oferece e divulga conhecimentos inovadores sobre assuntos pertinentes à atividade....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM