Rondônia, - 09:47
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacionali
Índia determina que sexo com esposa menor de idade é estupro
Publicado Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, às 11:14 | Fonte G1 - Por Deutsche Welle 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337286&codDep=24" data-text="Índia determina que sexo com esposa menor de idade é estupro

  
 
 

 

Noiva cobre o rosto enquanto aguarda sua vez em casamento coletivo na Índia  (Foto: Rupak De Chowdhuri/Reuters)

Noiva cobre o rosto enquanto aguarda sua vez em casamento coletivo na Índia (Foto: Rupak De Chowdhuri/Reuters)

 

 

 

 

 

 

 

Manter relações sexuais com uma esposa que tenha menos de 18 anos de idade é ilegal, e o ato será considerado estupro, decretou o Supremo Tribunal da Índia nesta quarta-feira (11), em uma decisão histórica que afetará milhões de meninas.

Casamentos para meninas com menos de 18 anos e meninos com menos de 21 anos de idade são proibidos na Índia, mas a prática do casamento infantil é mantida em áreas rurais e atrasadas, em meio à fraca aplicação das leis, à pobreza e às normas sociais patriarcais.

A lei indiana considera estupro o sexo consentido com uma garota com menos de 16 anos, mas uma exceção havia sido feita para a relação sexual entre um homem e sua esposa com idade entre 15 e 18 anos.

E justamente essa exceção foi derrubada pelo Supremo Tribunal nesta quarta-feira, explicou o ativista Vikram Srivastava, fundador do grupo voluntário Independent Thought (Pensamento Independente, em tradução livre), que foca em questões de direitos de mulheres, crianças e comunidades marginalizadas.

"O veredicto diz que, se um homem tiver relações sexuais com uma esposa com menos de 18 anos, trata-se de um crime", disse Srivastava. "Se a esposa menor de idade apresentar queixa contra o marido dentro de um ano após o ato sexual, a pessoa pode ser processada por estupro."

"Estou muito feliz com o veredicto do Supremo Tribunal. O veredicto dá um impulso à campanha nacional intitulada 'Beti bachao e beti padhao'", disse Srivastava, usando a fase em hindi que significa "salve a menina e eduque a garota". O veredicto, no entanto, não será aplicado retrospectivamente.

De acordo com um estudo de 2014 da Unicef, a Índia abriga um terço dos casamentos infantis mundo afora. A última edição do relatório de saúde familiar nacional da Índia mostrou um declínio significativo no número de noivas menores de idade – 27% das meninas indianas se casaram antes dos 18 anos em 2016, contra 47% em 2006.

Apesar dos esforços para capacitar garotas e mulheres e endurecer penas, a Índia segue entre os dez países com as maiores taxas de casamento infantil no mundo, ao lado de Níger, República Centro-Africana, Chade, Mali, Bangladesh, Burkina Faso, Guiné, Sudão do Sul e Moçambique.

 

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em INTERNACIONAL


Militares bloqueiam protesto contra Maduro na Venezuela
...


Editor de revista LGBT é agredido até a morte em Bangladesh
...


Ministro da Pesca e Agricultura assume como premiê da Islândia
...


Após atentado, Papa Francisco envia condolências ao governo da Turquia
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::