Rondônia, - 11:26

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Erdogan acusa EUA de sacrificar relação com Turquia para defender embaixador
Publicado Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, às 11:01 | Fonte dnotícias 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337279&codDep=24" data-text="Erdogan acusa EUA de sacrificar relação com Turquia para defender embaixador

  
 
 

 

Erdogan acusa EUA de sacrificar relação com Turquia para defender embaixador

 

 

 

 

 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou hoje os Estados Unidos de sacrificarem a relação com a Turquia para defenderem o seu embaixador no país, em plena crise diplomática entre os dois países.

“Digo-o claramente: é o embaixador [norte-americano, John Bass] que está na origem” da crise, disse o presidente turco.

“É inaceitável que os Estados Unidos sacrifiquem um aliado estratégico com a Turquia por um embaixador arrogante”, acrescentou.

As relações entre os Estados Unidos e a Turquia estão tensas há vários meses, mas degradaram-se na semana passada com a acusação de espionagem a um funcionário turco do consulado norte-americano em Istambul, que Ancara diz ter ligações ao clérigo turco exilado nos EUA, Fethullah Gulen, que acusa do golpe falhado de julho de 2016.

Em reação à detenção do funcionário, a embaixada dos Estados Unidos anunciou no domingo a suspensão dos serviços de emissão de vistos na Turquia e Ancara reagiu reciprocamente, suspendendo a emissão de vistos para os cidadãos norte-americanos.

Erdogan tem criticado fortemente o embaixador norte-americano, mas evita dirigir-se diretamente a Trump, mesmo depois de o Departamento de Estado ter dito que a decisão foi tomada “em coordenação” com o Governo.

“Se é o embaixador em Ancara que dirige os grandes Estados Unidos da América, então devem ter vergonha”, disse, qualificando a suspensão de vistos de “injusta e desproporcionada”.

Erdogan acusou o consulado norte-americano de Istambul “de esconder” um segundo “suspeito”.

As críticas do presidente turco surgem horas depois de Ancara anunciar uma reunião entre representantes dos dois países para debater uma solução para a crise.

 

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Esta pode ser a casa mais cara que alguma vez esteve à venda
446 milhões de dólares (pouco mais de 380 milhões de euros) é quanto custa uma mansão numa zona privilegiada de Hong Kong...


TPI abre investigação preliminar sobre expulsão de rohingyas por Myanmar
Análise preliminar é a primeira etapa de um processo que poderá levar a uma investigação formal do tribunal sediado em Haia e, eventualmente, a acusações...


Há limites para tudo. Triatleta comeu oito quilos de sushi e foi proibido de regressar ao restaurante
Depois de jantar, quando pagava a conta e deixava uma gorjeta aos empregados, Jaroslav Bobrowski foi informado que não poderia regressar ao buffet. A justificação? É mau para o negócio...


Crise dos opiáceos faz mais de 8.000 mortos em dois anos no Canadá
Crise dos opiáceos no Canadá é explicada, em parte, devido ao tráfico de fentanil, uma droga ilegal sintética importada da Ásia e que é considerada 30 a 50 vezes mais potente do que a heroína e 50 a 100 vezes mais potente do que a morfina...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM