Rondônia, - 09:48
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
ILUMINAÇÃO
Adequação à legislação contribuirá para melhoria da iluminação pública
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) tem a expectativa de dobrar sua arrecadação a partir deste ano com a criação da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip).
Publicado Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, às 10:38 | Fonte Emdur / Fotos: Arquivo 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337273&codDep=69" data-text="Adequação à legislação contribuirá para melhoria da iluminação pública

  
 
 

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) tem a expectativa de dobrar sua arrecadação a partir deste ano com a criação da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip). Esse incremento será possível com a adequação feita que tornou mais justa a cobrança da taxa, deixando de penalizar os pequenos consumidores e taxando mais o alto consumo.

“A forma como vinha sendo cobrada a taxa de iluminação pública em Porto Velho era ilegal, tanto que a OAB entrou com uma ação de inconstitucionalidade questionando a cobrança. O valor da taxa era calculado em cima do quilowatts consumido mensalmente pelo imóvel e abrangia todos os consumidores indistintamente, não distinguindo pequenos e médios consumidores”, explica o diretor-presidente da Emdur, Breno Mendes.

Com a criação da Cosip, a prefeitura adequou a taxa criando faixas de consumo, de acordo com o que estabelece a legislação brasileira. Além de tornar a cobrança mais justa, também foram criadas faixas de isenção. Não pagarão mais a taxa de iluminação pública os consumidores na faixa de consumo que vai de 0 Kw/mês a 30 Kw/mês, para residências urbanas e de 0 Kw/mês a 100 Kw/mês, para imóveis rurais.

“São cerca de 39 mil consumidores que deixarão de pagar a taxa de iluminação pública e que antes não tinham direito a esse benefício. Essa era uma distorção que já perdurava anos e que foi corrigida agora pelo prefeito dr Hildon Chaves. Com a adequação, quem consome mais, vai pagar mais e quem consome menos, pagará menos. Essa, com certeza, é a forma mais justa e correta”, disse.

INVESTIMENTO

Breno Mendes explicou ainda que dos cerca de R$ 1 milhão que a Emdur arrecada mensalmente, 80% é destinado ao pagamento da energia elétrica fornecida pela Eletrobras para a iluminação pública da cidade. Dos 20% sobram, parte é destinada ao pagamento da folha dos servidores e o restante é utilizado nos investimentos necessários que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano realiza na cidade.

Mesmo com pouco recurso para investir, a Emdur tem conseguido avançar levando iluminação pública onde antes não havia o serviço e recuperando os pontos danificados. Com forte determinação do prefefito dr Hildon Chaves, a iluminação pública está chegando ou sendo ampliada em Extrema, Nova Califórnia, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes, Rio Pardo, Jacy-Paraná, Calama, Nazaré e São Carlos, além de comunidades rurais.

Entre implantação, recuperação e manutenção, a Emdur tem 22 mil pontos a serem trabalhados na cidade. Alguns deles, como a Estrada dos Periquitos, Estrada da Penal, que nunca tiveram iluminação pública, um trecho do bairro Industrial, Estrada do Belmont, entre outros, passarão a receber iluminação pública com a execução dos projetos elaborados pela empresa pública.

“É intenção do prefeito dr Hildon é modernizar todo o sistema de iluminação pública da cidade. Seguindo essa determinação, já estamos fazendo a substituição de lâmpadas para melhorar a iluminação. Onde há luz amarela, estamos trocando pela branca e onde há branca, estamos substituindo por lâmpadas de LED. É um trabalho árduo, mas na medida do possível, estamos conseguindo vencer as dificuldades”, avaliou Breno mendes.

 

 

Fonte: Emdur|Fotos: Arquivo

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


Dr Hildon Chaves reuniu cúpula da Semusa para exigir pendências deixadas pela gestão anterior
O exame laboratorial é de extrema importância para o auxílio de diagnósticos e possível prevenção de patologias, portanto, é fundamental que as pessoas que tenham pedidos de exames e ainda não conseguiram realizar, retornem às unidades de saúde. ...


Prefeito da capital acata decisão do Conselho e homologa reajuste da tarifa de ônibus
Como compensação, Prefeitura criou tarifa social e reduziu o preço para estudantes, fixando-a a R$ 1...


Motociclistas promovem encontro a partir de sexta
A partir desta sexta-feira (8) Porto Velho sediará o Encontro Nacional de Motociclistas em Rondônia, juntamente com a 9ª edição do Madeira Road, evento beneficente promovido pelo grupo Vira Mundo que será realizado no espaço Jerusalém da Amazônia, ...


Prefeitura entrega Centro de Esportes Unificados da zona Leste, no sábado
Local vai promover cidadania com cursos profissionalizantes e atividades de cultura, esporte e lazer...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::