Rondônia, - 15:59
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
9 dicas científicas que vão te fazer relaxar de verdade
Publicado Segunda-Feira, 9 de Outubro de 2017, às 11:55 | Fonte Galileu 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337151&codDep=42" data-text="9 dicas científicas que vão te fazer relaxar de verdade

  
 
 

 

 (Foto: Pixabay)

(FOTO: PIXABAY)

 

 

 

 

 

 

 

Édifícil encontrarmos tempo para descansar, e quando encontramos um espaço entre as obrigações para ficar "de boa" nem sempre parece que dá certo. Isso ocorre porque, em diversas vezes, não estamos relaxando da forma correta.

A maioria dos pesquisadores concorda que o repouso é um estado fisiológico durante o qual sua resposta inata de estresse de luta ou fuga, ou sistema nervoso simpático, diminui em favor de uma condição mais relaxada. Sua frequência cardíaca e pressão arterial diminuem, e seus ombros geralmente caem.

Psicologicamente, o repouso é considerado uma mudança de pensamento deliberado e forçado — por exemplo, esforçar-se para resolver um problema ou tentar descobrir a melhor forma de comunicar um tópico complexo — para um estado mais passivo, às vezes chamado de "brisar".

Você precisa de autocontrole
Pode parecer difícil de esquecer tudo o que está acontecendo e se desligar do mundo, mas se esforçar para relaxar, por exemplo obrigar-se e a ouvir música e respirar profundamente, quando tudo o que você realmente quer fazer é responder a e-mails, não funciona. Encontre uma atividade que deixe sua mente se afastar mais facilmente, ou simplesmente responda aos e-mails e tente relaxar depois.

Você não deve pensar no que está te estressando
Talvez seu subconsciente ainda esteja conectando pontos e tentando resolvere problemas em segundo plano, mas sua consciência não pode estar no trabalho — em vez disso, deve flutuar livremente. Uma atividade para relaxar, portanto, não pode desencadear ansiedade.

Você não deve atrapalhar suas tentativas de dormir e nem o seu sono
Se assistir televisão (fora os jornais) não te atrapalham enquanto tenta dormir, tudo bem. O mesmo vale para um copo de vinho. Mas cuidado: estudos mostram que, se consumidos dentro de poucas horas antes da cama, ambos podem interferir o sono — os culpados são a luz azul do primeiro e o álcool do segundo. Se você está lutando dormir, provavelmente é melhor eliminar a TV de última hora e a sua bebida noturna.

Caminhe
Um estudo mostrou que caminhar aumenta o pensamento criativo de 40 a 60 por cento. A princípio os pesquisadores acreditavam que o principal benefício da caminhada era o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, mas aparentemente há uma ligação entre andar e prestar atenção, mais especificamente na região do nosso corpo responsável por aproveitar as coisas. Por isso, caminhar por aí pode ser uma boa maneira de descontrair e pensar em outras coisas.

Encontre os amigos
Pesquisas mostram que, após períodos estressantes as pessoas que encontram e relaxam com os amigos experimentam uma recuperação muito mais rápida dos hormônios testosterona e cortisol, que se relacionam diretamente com o descanso. Outros estudosmostram que a conexão social ajuda a levar o sistema nervoso a um estado de repouso e libera hormônios que têm propriedades anti-inflamatórias, como ocitocina e vasopressina.

Experimente a natureza
O tempo gasto na natureza está associado a estados fisiológicos e psicológicos mais relaxantes — até mesmo ver imagens de paisagens naturais por alguns minutos resulta em um aumento do pensamento criativo. No livro The Nature Fix, Florence Williams sugere que "a natureza nos acalma com fascínio suave, ajudando a descansar nossas faculdades de atenção direta de cima para baixo".

Caminha na natureza
A combinação das últimas duas dicas é mais do que indicada para quem quer descansar. Foi descoberto que dar uma voltinha por belas paisagens naturais junto com alguns amigos ajuda a relaxar. Contudo, lembre-se de não levar o celular ou pelo menos desligá-lo.

Medite prestando atenção
Muita gente acha que meditar é "esvaziar o pensamento". Obviamente, é difícil não pensar em absolutamente em nada. Por isso, o segredo é: focar. Preste muita atenção às sensações em várias partes do seu corpo. Você pode fechar os olhos e concentrar-se profundamente nos seus pés contra o chão, seus pulmões contraindo e relaxando, seu coração batendo, etc. Estudos mostram que em apenas dez minutos essa meditação é efetiva na promoção da recuperação psicológica.

Durma!
Isso é óbvio, mas fato é que nenhum outro tipo de descanso é tão eficaz quanto dormir. Durante o sono, seu corpo se concerta e cresce, e sua mente mantém, consolida e conecta as informações que você obteve durante o dia. Cochilos curtos (10 a 30 minutos) podem dar um impulso de energia e criatividade, mas nada pode substituir a enorme importância de dormir sete a nove horas por noite. É simples: o sono é uma das coisas mais produtivas que você pode fazer.

 

(Com informações de The Cut.)

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


7 coisas estranhas que podem acontecer enquanto você dorme
...


Treine seu cérebro: será que você consegue decifrar o código?
...


Por que o Brasil não vacina os macacos contra a febre amarela?
...


Quantas vezes o cérebro precisa ser exposto a uma palavra para aprendê-la?
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE