Rondônia, - 15:07
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Água: saiba quanto (e por que) você deve beber todo dia
Publicado Quinta-Feira, 5 de Outubro de 2017, às 15:36 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336964&codDep=42" data-text="Água: saiba quanto (e por que) você deve beber todo dia

  
 
 

 

Pessoa se hidratando

A hidratação permite uma boa digestão e lubrificação e amortecimento das articulações, sendo um ótimo aliado durante o exercício. Por outro lado, a desidratação causa cansaço e desmotivação. (iStock/Getty Images)

 

 

 

 

 

 

Apesar das controvérsias sobre a quantidade de água que devemos beber por dia, a Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 3,7 litros de água para os homens, o equivalente a 15,6 copos, e 2,7 litros para as mulheres, ou 11,4 copos.

Alguns dos benefícios do líquido são manter a temperatura do corpo e a saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea, mas existem muitos outros.

Controle do peso

Manter-se hidratado pode ajudar a controlar o consumo calórico, contribuindo não só para a manutenção do peso, como para evitar o ganho, segundo informações da rede americana CNN. Isso acontece porque, muitas vezes, a desidratação é confundida com fome, o que nos faz comer mais do que precisamos.

Além disso, a hidratação permite uma boa digestão e lubrificação e amortecimento das articulações, sendo uma ótima aliada durante o exercício. Por outro lado, a desidratação causa cansaço e desmotivação.

Concentração

Ao ingerir a quantidade mínima diária recomendada, a água pode ajudar a melhorar o humor, a concentração e a memória de curto prazo. Por outro lado, a desidratação contribui para o aumento da ansiedade e do stress, assim como as dores de cabeça.

Desidratação

Como saber se estou desidratado? Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, existem duas formas: a sensação de sede e a cor da urina. Caso a cor de sua urina apresente tons escuros, é sinal de que está na hora de repor os líquidos.

A desidratação também contribui para o desenvolvimento de problemas de saúde, como prisão de ventre, infecções urinárias e pedras nos rins, devido ao excesso de sais e minerais que aumentam a cristalização da urina e torna o ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.

Dicas

Para não esquecer de beber água, carregue sempre uma garrafa com você. Ao escolher a bebida em restaurantes, prefira água em vez de refrigerantes e sucos industrializados.

Mesmo depois de lanches curtos, o ideal é sempre beber um pouco de água além de comer mais frutas e vegetais, como aipo, maçã, melancia, cenoura e brócolis, que contêm grandes quantidades de água.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Por que o Brasil não vacina os macacos contra a febre amarela?
...


Cientistas dizem ter feito a maior descoberta em 50 anos contra doenças degenerativas
...


'Em 15 ou 20 anos, o câncer deverá ser uma doença controlada, como a Aids', diz pesquisador do Inca
...


7 coisas estranhas que podem acontecer enquanto você dorme
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE