Rondônia, - 15:58
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Trio recebe Nobel de Medicina por estudo sobre relógio biológico
Publicado Quinta-Feira, 5 de Outubro de 2017, às 15:32 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336961&codDep=42" data-text="Trio recebe Nobel de Medicina por estudo sobre relógio biológico

  
 
 

 

Thomas Perlmann, secretário do comitê do Nobel, anuncia os vencedores do prêmio de Medicina

Thomas Perlmann, secretário do comitê do Nobel, anuncia os vencedores do prêmio de Medicina (Jonas Estromer/Reuters)

 

 

 

 

 

 

Os vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2017 são os americanos Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young, por suas descobertas sobre os mecanismos moleculares que controlam os ritmos circadianos – uma espécie de relógio biológico interno que regula o metabolismo dos seres vivos. As descobertas feitas pelo trio explicam como as plantas, animais e humanos adaptam seus ritmos biológicos de maneira que eles fiquem sincronizados com a rotação da Terra.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela organização que concede o prêmio, o Instituto Karolinska, na Suécia. Os três laureados nasceram e trabalham nos Estados Unidos. Hall nasceu em Nova York, em 1945, e é professor da Universidade do Maine. Rosbach nasceu em Kansas City, em 1944, e é professor da Universidade Brandeis. Young nasceu em 1949, em Miami, e atua na Universidade Rockefeller, em Nova York.

O relógio biológico está envolvido com diversos aspectos da complexa fisiologia dos seres vivos. Todos os organismos multicelulares, incluindo os humanos, utilizam esse tipo de mecanismo para controlar os ritmos circadianos. Uma grande proporção dos genes humanos é regulada pelo relógio biológico e, consequentemente, um ritmo circadiano cuidadosamente calibrado adapta nossa fisiologia a diferentes fases do dia.

“Desde as descobertas seminais dos três laureados, a biologia circadiana se desenvolveu em um vasto e altamente dinâmico campo de pesquisas, com implicações para nossa saúde e bem-estar”, disse o comitê do Nobel.

(Com Estadão Conteúdo)

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


7 coisas estranhas que podem acontecer enquanto você dorme
...


Treine seu cérebro: será que você consegue decifrar o código?
...


Por que o Brasil não vacina os macacos contra a febre amarela?
...


Quantas vezes o cérebro precisa ser exposto a uma palavra para aprendê-la?
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE