Rondônia, - 11:20

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
cujubim
CUJUBIM IMPLEMENTA COMPRAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM MAIOR PARTICIPAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Publicado Quarta-Feira, 4 de Outubro de 2017, às 17:28 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336946&codDep=26" data-text="CUJUBIM IMPLEMENTA COMPRAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM MAIOR PARTICIPAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

  
 
 

Cujubim, município localizado a 250 km da capital Porto Velho, é mais um dos municípios integrantes do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) do Vale do Jamari que conseguem ampliar significativamente as aquisições públicas, beneficiando a agricultura familiar local.

O município integra o Projeto DET Vale do Jamari junto com mais doze municípios e vem se destacando em diversas ações de fomento ao desenvolvimento local, como a implantação da Sala do Empreendedor, que é um local de atendimento desburocratizado às empresas; o plano de compras priorizando as empresas de Cujubim nas aquisições previstas em 2017, entre outras. Estas ações compõem o plano de trabalho executado pela agente de desenvolvimento Aucione Cardoso dos Santos.

Até o mês de junho o município estava realizando as compras de alimentação escolar (antiga merenda escolar) de forma descentralizada, ou seja, diretamente pelas escolas, sendo que desse modo o benefício ao agricultor local nem sempre chegava.

Após receber orientações do Sebrae, por meio de consultorias de Políticas Públicas com a consultora e administradora Daniela Burkhard, foi reestruturada a estratégia de aquisições para que o município pudesse aplicar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei nº 123/2006 e suas alterações) nas aquisições, contemplando mais empresas de Cujubim e em especial a agricultura familiar. Segundo Daniela “o capítulo 38 da Lei Geral contempla as regras para as aquisições com exclusividade, cotas e ainda com prioridade local, sendo que para as aquisições do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) a Lei determina mínimo de compra de 30% da agricultura familiar”.

De acordo com Franciluci Santana, colaboradora do Sebrae do Projeto DET Vale do Jamari “o objetivo é de que Cujubim possa ampliar ainda mais as compras com suas empresas e agricultores de forma legal, pois o município apresenta uma gama considerável de empresários que têm possibilidades de participação nas licitações, e as consultorias que o Sebrae vem aplicando são para a dinamização econômica, ou seja, para circular mais dinheiro na economia local”.

Neste ano de 2017, a estratégia para as compras modificou-se: a Emater, parceira local, a nutricionista Michele, a agente de desenvolvimento Aucione, juntamente com o apoio do prefeito Pedro Marcelo Fernandes Pereira e do Sebrae, em diversas reuniões e workshops, realizaram análise dos produtores do município que estariam aptos a fornecer ao PNAE. Esses produtores e outros interessados foram chamados para participar do processo todo, informando os produtos que teriam a entregar, as quantidades e em qual período do ano. O grupo de trabalho de Cujubim ainda visitou o município vizinho de Rio Crespo, que também recebeu as orientações do Sebrae e hoje já atinge 100% das aquisições do PNAE com a agricultura familiar.

Cujubim agora comemora a realização da chamada pública com os agricultores participantes, sendo eles um total de 30. O município conseguiu aumentar as compras com agricultura familiar de 13,66% em 2016 para aproximadamente 109,45% em 2017, pois além de utilizar o recurso federal do PNAE ainda foram feitas compras com recurso próprio para o mesmo fim.

Segundo o prefeito Pedro Marcelo Fernandes Pereira, “o investimento em desenvolvimento de Cujubim é uma aposta da administração e a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas empresas vem ao encontro de todas as ações, pois a lei possibilita fomentar o desenvolvimento apoiando os setores produtivos locais. Ainda de acordo com o prefeito “os empreendedores que precisarem de auxílio para participar das licitações podem procurar a Sala do Empreendedor, para receberem orientações”.

Acesse o site sebrae.ro para conhecer mais oportunidades oferecidas pelo Sebrae, ligue para a Central de Atendimento pelo número 0800 570 0800, ou envie mensagens de texto para nosso WhatsApp: (69) 98130-5656.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Viveiro municipal: Centenas de mudas de árvores são plantadas em área de APP do rio Mororó em Jaru
O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Jaru em parceria com a escola Olga Dellaia realizou nesta sexta-feira (21), o plantio de mais de 200  mudas de árvores, de várias espécies, na área de Preservação  Ambiental (APP) degradada do rio Mo...


Pacote de obras de infraestrutura urbana é assinado em Cacoal
Em cerimônia realizada na sexta-feira (21) foi assinada duas ordens de serviço para a execução de obras de infraestrutura asfaltica em Cacoal. ...


''Caminhada Pela Vida'' acontece neste fim de semana em Vilhena no ''Dia Mundial Sem Carro''
Está programada para começar às 8h, na antiga sede da Polícia Civil, na Major Amarante, a “Caminhada Pela Vida”, neste sábado, dia 22. ...


220 veículos são abordados em blitzes educativas nesta quarta-feira em Vilhena
Em vários pontos da cidade estão sendo realizadas blitzes educativas pelas polícias Militar e Rodoviária Federal, com ajuda da Secretaria de Trânsito e do Detran....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM