Rondônia, - 01:51
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
MAIS SEGURANÇA
Equipe do Programa Rondônia Mais Segura ouve lideranças de seis municípios no Vale do Jamari
Representantes de segmentos da Sociedade civil, prefeituras, associações comerciais, câmaras de vereadores; sindicatos ligados a agricultura; conselhos tutelares; e associações de pais e mestres, de seis cidades do Vale do Jamari,
Publicado Quarta-Feira, 4 de Outubro de 2017, às 16:58 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336939&codDep=26" data-text="Equipe do Programa Rondônia Mais Segura ouve lideranças de seis municípios no Vale do Jamari

  
 
 

Representantes de segmentos da Sociedade civil, prefeituras, associações comerciais, câmaras de vereadores; sindicatos ligados a agricultura; conselhos tutelares; e associações de pais e mestres, de seis cidades do Vale do Jamari, receberam comitiva do governo liderada pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) e pelo gabinete da governadoria, para tratar do programa Rondônia Mais Segura, lançado no ultimo dia 21 de setembro, em Porto Velho, pelo governador Confúcio Moura. A agenda com os municípios é o primeiro passo imediatamente após o lançamento do programa.

Pactuações referente à instalação de câmeras de videomonitoramento foram comuns em todas as cidades visitadas. Campanhas de conscientização no trânsito; importância do acompanhamento dos pais no desenvolvimento da criança e adolescente; campanhas de combate a drogas e a prostituição infantil; violência sexual contra crianças; foram alguns dos itens apresentados pelos anfitriões, com ações importantes, resultante da convergência entre as reivindicações e os pontos de alavancagem do programa.

Algumas ações que o Rondônia Mais Segura propõe precisam ser discutidas  com os municípios. São iniciativas que, em muitos casos, dependem da ação direta dos municípios com aprovação de leis e que somente os vereadores podem promover, depois de debater com a sociedade local por meio de audiências públicas, informou o secretário de segurança, Lioberto Caetano, que acompanhou uma das as equipes em três dos seis municípios.

O secretario ressalta a ideia de pactuar com representantes de segmentos diversos destas cidades, ações que o Programa Rondônia Mais Segura prevê, com iniciativas convergentes, e participação efetiva da sociedade.

Após as primeiras tratativas, a comitiva vai elaborar um documento para cada cidade. As pactuações sugeridas será assinada posteriormente pelo governador Confúcio Moura, em visita a estes municípios.

Ariquemes; Machadinho; Cujubim; Monte Negro; Campo Novo; e Buritis foram as primeiras cidades a ser visitadas. As ações envolvem, num primeiro momento, os 22 municípios mais violentos do Estado, de acordo com dados da Gerência de Estratégia e Inteligência da Sesdec (GEI).

“Se cada um fizer sua parte, isso irá diminuir o crime”, disse o governador Confúcio Moura, durante o lançamento do programa, no dia 21 de setembro, no Palácio Rio Madeira. Para o governador, “a proposta é cooperar, conversar mais um com o outro e atuar como um sistema de vasos comunicantes entre os integrantes das três esferas de governo”.

Segundo coronel PM Paulo Gonçalves, Assessor Institucional da Sesdec, que liderou um das equipes, em visita a região de Campo Novo, um dos grandes problemas encontrados é o crescimento da criminalidade na zona rural, mesma situação verificada na região de Cujubim, onde as reuniões foram lideradas pelo sociólogo Elizeu Lira, representante governadoria, e o ouvidor geral da Sesdec, Leandro Ragnini.

São 21 os órgãos de governo envolvidos nas ações constantes nos 15 componentes do programa, que movimentam ações e projetos de segurança no trânsito, na escola, segurança para empreender, segurança para sustentabilidade e segurança na área socioeducativa, entre outros, segundo informações de Cira Moura, da secretaria executiva do Gabinete da Governadoria.

Outras reuniões serão agendadas com representantes de outras 16 cidades, até o final de dezembro. Serão priorizados os municípios considerados mais violentos segundo as estatísticas.

 

Fonte
Texto: Valdir Alves 
Secom - Governo de Rondônia





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Governo do Amazonas libera R$ 550 mil para ações de socorro em Boca do Acre
O município está em Estado de Calamidade Pública por conta da enchente no Purus...


Lei regulamentada: Lojas Francas de Guajará-Mirim deve impulsionar a economia da região
A Lei Estadual nº 3.364, que regulamenta as lojas francas em Guajará-Mirim entrou em vigor nesta sexta feira (01), mas a instalação das empresas ainda depende de Instrução Normativa da Receita Federal. ...


Nascentes do Xingu assume a administração dos serviços de água e esgoto de Rolim de Moura
O município de Rolim de Moura, a 480 km de Porto Velho, inicia o mês de julho com os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sob a responsabilidade da Águas de Rolim de Moura...


Secretaria de Segurança amplia contingente de policiais em Cujubim
O secretário Antônio José dos Reis, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, anunciou que o contingente destinado ao município inicia as atividades nesta sexta-feira(17)....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::