Rondônia, - 01:51

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Entenda por que cientistas usam ratos de laboratório como cobaias
Publicado Segunda-Feira, 2 de Outubro de 2017, às 16:26 | Fonte Galileu 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=336881&codDep=42" data-text="Entenda por que cientistas usam ratos de laboratório como cobaias

  
 
 

 

 (Foto: Reprodução)

(FOTO: REPRODUÇÃO)

 

 

 

 

 

 

Não é raro lermos sobre testes científicos que usam ratinhos brancos de laboratório como cobaias. A razão é que existe uma série de vantagens em testar tipos de processos nos roedores, seja pelo curto tempo de gestação da fêmea (21 dias) ou por sua fisiologia, que é parecida com a dos humanos.

“É claro que o funcionamento do organismo dos ratos não é igual ao nosso, mas tem muitas semelhanças. O ideal seria fazer experiências com pessoas, mas isso não ocorre por uma série de motivos, dentre eles os éticos”, explica à GALILEU Waldir Stefano, veterinário e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Outra questão importante é a manipulação de linhagens e dos animais em laboratório: segundo o especialista, ambas as atividades são fáceis. “É possível criar uma ninhada com certa deficiência, por exemplo, para fazer algum tipo de experimento”, afirma. Stefano também conta que por serem muito utilizados como cobaias, os ratos já são bem conhecidos pela ciência, o que ajuda na escolha.

Questão ética
O professor faz questão de ressaltar que há uma grande questão ética ligada à utilização de animais pela ciência. Para ele, o uso de cobaias para pesquisa é eticamente sustentável, desde que seja discutido pela comunidade científica: “O aval de um comitê de ética para a utilização de certo animal em determinada pesquisa é essencial”, argumenta.

*Com supervisão de Nathan Fernandes.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Como se adaptar ao fim do horário de verão - e não ficar 'bêbado de sono' na segunda-feira
...


O passado violento do Oumuamua, o asteroide interestelar em forma de charuto
...


Adolescência agora vai até os 24 anos de idade, e não só até os 19, defendem cientistas
...


Transplante de barba: saiba como funciona
...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE