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Governo brasileiro pode acabar com horário de verão
Publicado Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017, às 16:40 | Fonte Galileu 0
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 (Foto: Flickr/Rodrigo Soldon 2)

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Ogoverno brasileiro está estudando a possibilidade de extinguir o horário de verão. A informação foi confirmada pela Casa Civil da Presidência da República em resposta aoG1, afirmando em nota estar "avaliando a conveniência ou não do tema horário de verão".

Adotado no Brasil em 1931, a medida consiste na prática de adiantar relógios em uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica. Segundo especialistas, a reavaliação  ocorre porque o perfil desse consumo tem mudado, economizando cada vez menos energia. 

Os resultados do estudo, no entanto, podem não sair a tempo do próximo horário de verão, que tem início no dia 15 de outubro deste ano e engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Costume
Um estudo realizado no Brasil sugere que o corpo necessita de pelo menos 14 dias para se acostumar ao horário de verão. Nesse período, falta de atenção, de memória e sono fragmentado são problemas comuns.

Desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Silva Umemura no Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos, o estudo analisou como a mudança no relógio altera a temperatura do corpo humano. Segundo ele, o horário começou a ser adotado na década de 30 no país, mas as discussões acadêmicas sobre seu impacto na saúde surgiram após os anos 70.

“Com a mudança, as pessoas são obrigadas a acordar mais cedo e isso gera uma série de modificações fisiológicas no organismo”, afirmou em entrevista à BBC Brasil. A temperatura do corpo começa a subir mais cedo do que o normal e isso causa uma desestabilização entre os ritmos da temperatura corporal e da atividade de repouso.

“A pessoa fica mais propensa a ter déficits de atenção, pode ter maior fadiga durante o dia, problemas para dormir, fragmentação do sono e até mesmo a diminuição da duração do sono”, disse. Os grupos mais afetados, de acordo com o pesquisador, são os adolescentes e jovens adultos.

Para quem tem maior flexibilidade de tempo, a recomendação é tentar minimizar os efeitos da mudança: acordar 15 minutos mais cedo diariamente, para que a transição aconteça aos poucos. 

 








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